Topo

Fórmula 1

Para Mark Webber, Fórmula 1 atual está "mais fraca do que nunca"

REUTERS/Paulo Whitaker
Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

07/09/2015 14h00

O ex-piloto da Fórmula 1, atualmente disputando o Mundial de Endurance, Mark Webber, atacou durante a categoria. Para o australiano, o excesso de pilotos pagantes e a lentidão dos carros atuais fazem com que a F-1 esteja “mais fraca do que nunca”.

“O déficit nunca foi tão grande: a diferença entre os caras de alto calibre e esse monte de piloto pagante... isso não é bom. Precisamos ter um pelotão mais nivelado, carros mais rápidos e interessantes, mais barulhentos”, defendeu o ex-piloto da Red Bull em entrevista à BBC. “A Fórmula 1 precisa estar em um nível muito superior às outras categorias – e isso não tem acontecido. A GP2 está com tempos de volta muito simulares à F-1. Isso não está certo.”

Webber, que se aposentou ao final da temporada de 2013, revelou que sequer faz questão de assistir às provas atualmente.

“As corridas deste ano não me empolgam. Se não estiver em casa, não me interesso em ver. Encontrei o pai do Vettel em uma corrida de marcas outro dia e ele me disse que não tem mais frio na barriga. Até ele disse isso! Precisamos fazer algo em relação aos carros – e essa é uma sensação geral. Não é culpa dos pilotos, eles têm um nível fenomenal.”

O australiano assegurou ainda que os próprios ex-colegas buscam informações sobre o Endurance. Nico Hulkenberg, por exemplo, disputou e venceu as 24 Horas de Le Mans neste ano.

“Acho que eu saí na hora certa e escolhi a categoria certa – trabalho com excelentes profissionais na Porsche e recebo várias mensagens dos pilotos se mostrando animados com nossas corridas. Olho para trás com orgulho. É claro que você sempre quer conquistar mais – eu queria um título mundial e cheguei muito perto, mas não fui bom o bastante para fazer isso duas ou três vezes.”

Fórmula 1