Topo

Fórmula 1

Raikkonen e Ferrari não se entendem sobre falha na largada do GP da Itália

AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

07/09/2015 10h25

Após uma ótima classificação e o segundo lugar no grid, o GP da Itália começou mal para Kimi Raikkonen, que ficou parado na largada, perdendo muitas posições. O finlandês recuperou parte delas e chegou em quinto, mas o motivo para seu mau início ainda não ficou claro.

Logo após a prova, Raikkonen disse acreditar que houve uma falha no sistema de largada do carro. Já seu chefe, Maurizio Arrivabene, acredita que o finlandês “se atrapalhou com os botões”. A causa exata ainda não foi descoberta pela equipe.

“Eu vou falar para vocês se for uma falha técnica”, prometeu Arrivabene. “Olhando as imagens da televisão, parece que ele teve dificuldades, se atrapalhando com os dedos para seguir o procedimento. Mas fazer uma acusação sem ter os dados é errado.”

Raikkonen, por sua vez, garantiu ter seguido todos os procedimentos de largada. “O motor travou quando eu soltei a primeira embreagem”, explicou. “Até onde eu sei eu fiz tudo certo, mas deve ter havido um problema na segunda embreagem – ela não estava no lugar certo. Tenho certeza de que fiz tudo certo”, garantiu.

“Seja o que foi, isso ativou o anti stall [sistema que impede que o motor desligue] e depois de alguns segundos eu era o último. Acabamos em quinto lugar, mas quando você larga em segundo e acaba em último na primeira curva, não é ideal. Foi desapontador.”

Com o resultado, Raikkonen perdeu o quarto lugar para Felipe Massa, que abriu cinco pontos com o pódio conquistado em Monza.

Fórmula 1