Topo

Fórmula 1

Almoço às 19h e reunião às 2h: os horários 'malucos' do GP de Cingapura

AP Photo/Wong Maye-E
Imagem: AP Photo/Wong Maye-E

Do UOL, em São Paulo

15/09/2015 10h47

A primeira corrida noturna do calendário da Fórmula 1, o GP de Cingapura, alterou muito mais do que o cenário para quem trabalha na categoria desde sua primeira edição, em 2008. De pilotos até mecânicos, todos enfrentam uma programação bastante inusitada para se adaptar ao horário, com a largada acontecendo às 20h locais.

Com reuniões e trabalho na pista indo até a madrugada, a saída encontrada pelo ‘circo’ foi permanecer no fuso europeu, como se estivessem em uma corrida com horário ‘normal’ para a categoria, com largada às 14h.

Como Cingapura está seis horas à frente do fuso da Europa central, isso significa tomar café-da-manhã às 15h, almoçar às 19h e ter reuniões com os engenheiros às 2h da madrugada, por exemplo. Os pilotos deixam o circuito por volta das 3h – e ainda vão jantar.

Os hotéis nos quais as equipes se hospedam também tiveram de mudar a rotina, servindo o café-da-manhã no começo da tarde e fazendo a limpeza dos quartos após às 16h. Existe até um controle maior da segurança para evitar que haja muito barulho nas horas em que os hóspedes estão dormindo e funcionários são deslocados para trabalhar na madrugada, fazendo com que os serviços de quarto e da cozinha funcionem por 24h.

Muitos quartos têm as janelas totalmente fechadas para evitar a entrada de luz durante a ‘noite’ de sono dos membros da Fórmula 1, que vai do amanhecer às primeiras horas da tarde.

Além de ser um evento diferente, o horário adotado por Cingapura é uma forma encontrada pelo promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, de incluir mais etapas no Oriente sem prejudicar os horários de TV. Com isso, a programação acaba não diferindo muito em relação aos GPs que são realizados na Europa. A ideia deu tão certo que etapas como do Bahrein e de Abu Dhabi também passaram a adotar horários diferenciados.

As atividades do GP de Cingapura começam com os treinos livres na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 a partir das 7h e das 10h30, pelo horário de Brasília. A classificação será às 10h do sábado e a corrida tem largada às 9h do domingo. 

Fórmula 1