Topo

Fórmula 1

Cinco motivos para não perder o GP dos 'campeões' em Cingapura

Vettel já venceu o GP de Cingapura em três oportunidades - AFP PHOTO / ROSLAN RAHMAN
Vettel já venceu o GP de Cingapura em três oportunidades Imagem: AFP PHOTO / ROSLAN RAHMAN

Do UOL, em São Paulo

16/09/2015 06h00

Primeira prova da história da Fórmula 1 a ser realizada à noite, o GP de Cingapura estreou no calendário em 2008 e rapidamente se tornou um dos grandes destaques do calendário. Em parte, pela beleza do cenário, com a pista iluminada em meio à metrópole, mas também pela dificuldade do seletivo traçado de 23 curvas, que costuma punir qualquer erro.

Confira os 5 motivos para não perder o GP de Cingapura

1. Pista de campeões

O circuito de Cingapura é conhecido por ser extremamente seletivo e é considerado um dos mais difíceis da temporada, por exigir muita precisão. Não coincidentemente, nas sete edições disputadas até aqui, apenas campeões do mundo (Fernando Alonso e Lewis Hamilton duas vezes e Sebastian Vettel três) venceram a prova.

2. Mais ultrapassagens

O traçado recebeu uma alteração para este ano, que afeta as curvas 11, 12 e 13. A ideia é fazer com que os pilotos entrem mais lentos na sequência de curvas, aumentando as chances de ultrapassagens na saída da curva 13.

3. Outra largada agitada?

A mudança no procedimento de largada, que diminuiu a influência dos engenheiros, vem dando resultados nas duas últimas provas: o número de variações de posição na primeira volta passou de uma média de 31,8 para 61,5 desde que o novo sistema foi implementado, na Bélgica. E, com uma chicane logo de cara e o muro muito perto, as largadas em Cingapura costumam ser emocionantes.

4. Rosberg vai para o tudo ou nada

Com 53 pontos atrás de Lewis Hamilton após a quebra de motor que teve na Itália, Rosberg já avisou que vai para o tudo ou nada nas sete etapas que restam no campeonato. E vale lembrar que, ano passado, o alemão ficou a apenas sete milésimos da pole do companheiro e não pôde desafiá-lo durante a corrida por um problema em seu volante antes mesmo da largada.

5. Novidades para Nasr e Massa

Depois de ver a Sauber perder competitividade em relação aos rivais mais próximos pela falta de atualizações no carro, Felipe Nasr contará com várias novidades a partir deste final de semana. Com isso, o brasileiro espera voltar aos pontos depois de seis corridas zerado. Já Felipe Massa terá novas peças “em todas as áreas”. A expectativa da Williams é recuperar o terreno perdido para a Ferrari.

As atividades do GP de Cingapura começam com os treinos livres na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 a partir das 7h e das 10h30, pelo horário de Brasília. A classificação será às 10h do sábado e a corrida tem largada às 9h do domingo. 

Fórmula 1