Topo

Fórmula 1

Ele tem 23 anos. Mas resgatou ícone dos 70 para escolher seu número na F-1

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

17/09/2015 09h23

O norte-americano Alexander Rossi, que fará sua estreia na Fórmula 1 neste final de semana, em Cingapura, pela equipe Manor, brincou com a escolha de seu número na categoria. O piloto de 23 anos usou um ícone automobilístico dos anos 1960 e 1970 para justificar sua decisão: o Fusca Herbie 53.

Rossi publicou uma foto do ‘astro’ de filmes como “Se Meu Fusca Falasse” em seu twitter e escreveu: “Muitas pessoas estão perguntando por que 53? Aqui está a resposta:  o Herbie voltou!”

Nas entrevistas concedidas em Cingapura, contudo, o piloto deu respostas diferentes. Disse que o número 16 tinha sido a primeira escolha, mas ficou sabendo que ele já era usado por um piloto de testes da Red Bull. E então optou pelo 53 porque “dá para fazer um bom logotipo.”

Desde o início da temporada passada, os pilotos da Fórmula 1 usam números que os acompanham ao longo da carreira. O atual campeão, Lewis Hamilton, inclusive, decidiu dispensar o número 1 ao qual tinha direito devido ao título e seguiu usando o 44.

Rossi apareceu como substituto surpresa de Roberto Merhi e correrá em cinco das sete últimas etapas, revezando com o espanhol.

Merhi, por sua vez, revelou que só ficou sabendo da decisão da equipe quando chegou em Cingapura. O espanhol, que inclusive havia sido escalado para a entrevista coletiva oficial, disse ter entendido a decisão do time.

“Voei na segunda-feira e, quando cheguei, a equipe me deu a notícia de que eu não pilotaria e que Rossi estaria no meu lugar”, revelou.

O espanhol, contudo, agradeceu a Manor pela oportunidade dada a ele, que é estreante. “No começo do ano, eu vim para Melbourne e eles me deram uma grande chance – eu não sabia por quanto tempo ela duraria. Quero dizer muito obrigado para a equipe. Eles tomaram a decisão que é a melhor para eles a longo prazo.”

As atividades do GP de Cingapura começam com os treinos livres na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 a partir das 7h e das 10h30, pelo horário de Brasília. A classificação será às 10h do sábado e a corrida tem largada às 9h do domingo. 

Fórmula 1