Topo

Fórmula 1

Brasileiros ficam de fora do top 10 e buscam melhora para a classificação

Do UOL, em São Paulo

18/09/2015 14h10

Felipe Massa comprovou a expectativa de um final de semana difícil para a Williams devido ao traçado sinuoso e fechou a sexta-feira em 11º. O time vem sofrendo neste tipo de pista ao longo do ano, tendo ficado fora dos pontos justamente em dois circuitos com características similares ao deste final de semana – Mônaco e Hungria. Porém, o brasileiro espera que o ritmo de seu carro evolua até a classificação.

“O trabalho da sexta-feira é sempre entender os pneus e a pista”, salientou Massa. “É uma pista difícil e hoje não correu nada diferente do que eu esperava, estava muito quente. Precisamos analisar tudo para melhorar nossa performance para a classificação, pois sabemos que as equipes ao nosso redor estão muito competitivas aqui, parecendo até estarem mais próximas da Mercedes que o normal.”

Massa ficou uma posição à frente de Felipe Nasr, que superou o companheiro Marcus Ericsson, algo que não vinha acontecendo nas últimas etapas, por apenas 40 milésimos. Ambos testaram pela primeira vez a versão atualizada do carro que a Sauber traz para este final de semana.

"Estou satisfeito com ambas as sessões. Foi muito importante que pudemos coletar muitos dados sobre o novo pacote. No momento, é difícil julgar o quanto o carro melhorou, mas a sensação é bastante positiva. Amanhã vamos continuar a trabalhar no acerto do carro", explicou Nasr.

O brasileiro sofreu uma reprimenda dos comissários por ter saído da pista e não ter retornado da maneira indicada em determinado trecho da pista. Para este final de semana, a FIA especificou que, quando o piloto perde o controle nas curvas 1 ou 2, deve retornar pelo lado direito de uma placa localizada na curva 3 e Nasr retornou pelo lado esquerdo dela. Se a falha tivesse ocorrido na classificação ou na corrida, o piloto correria o risco de ser punido.

Os carros voltam à pista para a última sessão de treinos livres, neste sábado, às 7h pelo horário de Brasília. A classificação será às 10h e a corrida, no domingo, tem largada às 9h. Todas as sessões terão transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Fórmula 1