Topo

Fórmula 1

Homem invade a pista e Vettel brinca: "Deve ter tirado uma foto"

Do UOL, em São Paulo

20/09/2015 10h24

Um homem invadiu a pista durante o GP de Cingapura, neste domingo. A pessoa não identificada estava de bermuda e andou por alguns metros pela lateral da pista. Por sorte, a presença do indivíduo não causou acidente. Ele deixou a pista segundos depois, por uma grade do circuito.

O vencedor da prova, Sebastian Vettel, se surpreendeu pela tranquilidade com que o homem entrou na pista e demorou para sair. Após a prova, o alemão brincou que "ele deve até ter tirado uma foto de dentro."

Foi o alemão que avisou via rádio que havia alguém na pista. "Eu tive de olhar duas vezes porque não tinha certeza se estava com um problema de vista, mas eu vi alguém cruzando a pista e avisei", revelou.

“Espero que tenha sido uma foto boa pelo menos, com foco. Foi bem louco – nós estávamos chegando na curva a 280 km/h. Não cruzaria a pista se eu fosse ele.”

O vencedor do GP de Cingapura, contudo, pediu uma melhor segurança na prova. “Talvez devêssemos bloquear melhor a arquibancada. Felizmente nada aconteceu comigo ou com ele. Foi bem estranho, não é o tipo de coisa que você espera.”

A entrada do invasor foi levada na brincadeira por Daniel Ricciardo, que lhe agradeceu pelo Safety Car que acabou permitindo sua aproximação de Vettel. “Obrigado pelo cara que entrou na pista – eu gostei daquilo. Fiquei tentado a mudar de direção! Mas foi só isso.”

Um homem de 27 anos, inglês, teria sido preso em conexão com o incidente. Galvão Bueno, em narração ao vivo pela Rede Globo, ironizou o ocorrido.

“Não sei se estava ventando muito porque não estava trançando uma perna para um lado e para o outro. Mas que ele estava viajando ali, estava”, disse Galvão, ainda fazendo piadas com Luciano Burti, comentarista do canal. 

"Quero um carro"

Não foi a primeira vez que houve uma invasão nesta temporada. No GP da China, durante uma sessão de treinos livres, um homem cruzou a lista na frente de alguns carros e foi em direção aos boxes. Depois de ser preso, explicou que "tinha um ingresso e queria um carro."

A invasão mais famosa da Fórmula 1, contudo, foi no GP da Inglaterra de 2003, quando o ex-padre Cornelius Horan entrou na pista com cartazes com os dizeres "Leia a Bíblia" e "A Bíblia está sempre certa". A prova foi vencida por Rubens Barrichello. No ano seguinte, nas Olimpíadas de Atenas, o mesmo homem agarraria e tiraria o ouro olímpico do maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima.

Em 2000, a Fórmula 1 teve outra invasão. Um ex-funcionário da Mercedes entrou na pista durante o GP da Alemanha para protestar contra a empresa.

Classificação final do GP de Cingapura

1º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
2º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
3º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
5º Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
7º Sergio Perez (MEX/Force India)
8º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
9º Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
10º Felipe Nasr (BRA/Sauber)
11º Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
12º Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
13º Alexander Rossi (EUA/Manor)
14º Will Stevens (ING/Manor)
15º Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
Felipe Massa (BRA/Williams)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

Fórmula 1