Topo

Fórmula 1

Rivais acreditam que Mercedes voltará a liderar a F-1 depois de 'apagão'

Do UOL, em São Paulo

21/09/2015 06h00

Longe do ritmo de Ferrari e Red Bull na classificação e na corrida, a Mercedes teve, de longe, seu pior final de semana desde o início de 2014, quando passou a dominar a Fórmula 1. E, ainda que suspeite que um equívoco no acerto dos carros tenha causado a queda de rendimento, o time admite que ainda não sabe exatamente o porquê de ter ficado a mais de 1s da pole e a 24s do vencedor Sebastian Vettel – mesmo com dois Safety Car durante a prova, que compactaram o pelotão.

O líder do campeonato, Lewis Hamilton, se mostrou confiante de que o time dará a volta por cima já na próxima etapa, o GP do Japão, no final de semana que vem. Enquanto isso, os rivais torcem para que não tenha sido apenas um tropeço dos alemães. Especialmente Vettel, que diminuiu a diferença para a ponta.

“Acredito que eles voltem a dominar em Suzuka. Se não for o caso, honestamente não vamos nos importar”, disse o piloto da Ferrari, que está a 49 pontos de Hamilton.

“Sinto que, como equipe, a Ferrari fez o mesmo que em toda prova”, avaliou Kimi Raikkonen, terceiro em Cingapura. “Não sinto que fizemos nenhuma mágica. Ficamos surpresos com quão perto estávamos da Mercedes em Monza, então acho que demos um passo adiante e mantivemos a mesma coisa aqui. Mas é muito difícil ver o que eles fizeram. Acho que todos se surpreenderam.”

A Red Bull, do segundo colocado em Cingapura, Daniel Ricciardo, contudo, não espera estar tão forte no próximo final de semana, em prova disputada em uma pista de alta velocidade, em que a deficiência do motor Renault ficará mais clara. Mas o australiano também não entende por que o time foi tão superior à Mercedes em Cingapura.

“Acho que, no nosso caso, é por causa da pista. Dito isso, acho que todos nos surpreendemos que a Mercedes não está no mesmo nível. Rosberg foi quarto mas sequer o vimos em nossos espelhos durante toda a prova. Espero que eles voltem em Suzuka mas, por qualquer razão, se for o caso que nós progredimos, então obviamente tomara que vocês nos vejam entre os primeiros mais vezes.”

Fórmula 1