Topo

Fórmula 1

Em sessão atrapalhada pela chuva, Sainz surpreende e lidera treino no Japão

Do UOL, em São Paulo

24/09/2015 23h30

A chuva adiou as respostas sobre o rendimento da Mercedes neste final de semana, depois da queda de rendimento do último final de semana, em Cingapura. A primeira sessão de treinos livres para o GP do Japão demorou quase uma hora para ter sua primeira volta lançada e foi liderada por Carlos Sainz, que aproveitou o melhor momento da pista para liderar uma sessão pela primeira vez na carreira. Daniil Kvyat, da Red Bull, fez o segundo tempo, seguido por Nico Rosberg.

 

Apenas 12 pilotos marcaram tempo na sessão. Felipe Massa foi o oitavo e Felipe Nasr, o 11º. Quem mais andou na sessão foi Kimi Raikkonen, com 15 voltas, enquanto o líder do campeonato, Lewis Hamilton, foi apenas o quinto.

 

Com a expectativa de que não chova no domingo, os pilotos não se arriscaram por muitas voltas na pista, mesmo com a arquibancada lotada de torcedores japoneses. Os primeiros tempos marcados só apareceram com menos de 40 minutos para o final, com ambos os pilotos da Toro Rosso. Afinal, tanto Max Verstappen, quanto Carlos Sainz fazem sua estreia no circuito de Suzuka neste final de semana.

 

Os dois caçulas do grid motivaram os demais e Kimi Raikkonen e Nico Rosberg logo foram à pista também. Com a água sendo dissipada pelos carros na pista, a dupla da Williams resolveu entrar com os pneus intermediários e demonstraram muita dificuldade. Ainda assim, Massa andou dois segundos por volta mais rápido que o companheiro Bottas.

 

Mesmo com as melhorias feitas no escoamento da água como consequência do acidente de Jules Bianchi, na corrida do ano passado, havia bastante água na pista.

 

Rosberg tomou a ponta logo nas primeiras voltas marcadas, com Vettel em segundo. Quando o alemão retornou aos boxes, tinha mais de 1s de vantagem. Com a Mercedes na garagem, Kvyat tomou o primeiro tempo, logo sendo superado por Sainz.

 

Nos minutos finais, as Ferrari e Hamilton voltariam à pista com pneus intermediários, mas ainda havia muita água na pista, fazendo com que os tempos de Sainz s Kvyat não fossem ameaçados. Felipe Nasr foi outro que só entrou na pista no final do treino, fazendo sua estreia em Suzuka.

 

As atividades para o GP do Japão continuam com a segunda sessão de treinos livres às 2h da madrugada de sexta. A classificação será às 3h da madrugada do sábado e a corrida, às 2h do domingo.

 

Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres do GP do Japão

1. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 49.434s
2. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 49.938s
3. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 50.077s
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 50.519s
5. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 50.722s
6. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 1m 50.940s
7. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 51.212s
8. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 52.288s
9. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 53.820s
10. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 53.964s
11. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 54.013s
12. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 55.678s
13. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault sem tempo
14. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes sem tempo
15. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes sem tempo
16. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda sem tempo
17. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes sem tempo
18. Jolyon Palmer ING Lotus-Mercedes sem tempo
19. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari sem tempo
20. Alexander Rossi EUA Manor Marussia-Ferrari sem tempo

Fórmula 1