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Sem dinheiro, Lotus deixa pilotos na chuva e tem de recorrer ao disk-pizza

Hoch Zwei/Xinhua
Imagem: Hoch Zwei/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

24/09/2015 04h34

A quinta-feira do GP do Japão marcou mais um dia de dificuldades na Lotus devido à falta de dinheiro. O carregamento que trazia as peças da equipe atrasou e causou uma corrida dentro do time para a preparação da garagem e dos carros. Para piorar, os funcionários foram trancados para fora do motorhome em que acontecem as reuniões, entrevistas - e o almoço. O resultado? Pilotos dando entrevista na chuva e tendo de recorrer aos parceiros para comer. Já aos mecânicos, restou recorrer ao disk-pizza.

“É quando você não tem um motorhome que realmente percebe o quão confortável ele é”, publicou Romain Grosjean, que deve estar de saída da equipe no final da temporada, em seu twitter.

Os problemas aconteceram por atrasos nos pagamentos, algo que vem marcando os últimos meses da equipe. Na Bélgica, oficiais de justiça acompanharam todo o trabalho do time dentro da garagem devido a uma pendência judicial com o ex-piloto de testes Charles Pic. Na Itália, duas semanas depois, os equipamentos também demoraram a chegar. A equipe negocia sua venda para a Renault.

Confirmado para a próxima temporada no time, Pastor Maldonado reconheceu que a situação não é das mais confortáveis. “Não é fácil, as coisas estão meio atrasadas. Estamos tentando resolver todos os problemas e tenho certeza de que o time vai trabalhar para ter tudo pronto. Do meu lado, só quero conquistar o melhor resultado possível.”

Grosjean, por sua vez, lembrou que o único pódio conquistado pela Lotus na temporada foi justamente na Bélgica. “Lembre-se de Spa: tínhamos os oficiais de justiça na garagem e chegamos ao pódio, então acho que tudo voltará ao normal quando começar [os treinos]. Só não é legal para Enstone. Estamos esperando a confirmação sobre o futuro da equipe, mas o espírito ainda está lá. O que queremos é correr duro.”

A equipe que hoje é chamada de Lotus tem suas origens na antiga Toleman, passando a chamar-se Benetton nos anos 90 e Renault nos 2000, tendo quatro títulos de pilotos no total.

Longe dos dias de glória, contudo, os mecânicos tiveram de improvisar para almoçar e decidiram pedir pizzas no paddock. Já Grosjean conseguiu uma ‘boquinha’ na Renault. “É bem legal quando você não tem o que comer e eles abrem a porta. Almoçamos em um lugar diferente, mas tomara que tudo possa ser resolvido - o mais importante é que temos o que precisamos para correr.”

As atividades para o GP do Japão começam com duas sessões de treinos livres de 1h30, sendo a primeira a partir das 22h da quinta-feira pelo horário de Brasília e a segunda às 2h da madrugada de sexta. A classificação será às 3h da madrugada do sábado e a corrida, às 2h do domingo.

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