Topo

Fórmula 1

Grosjean assina com time dos EUA e será apresentando na 3ª, diz site

Francês deve deixar a Lotus no fim de 2015. Equipe já lamenta saída de piloto - Mark Baker / AP
Francês deve deixar a Lotus no fim de 2015. Equipe já lamenta saída de piloto Imagem: Mark Baker / AP

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 15h44

O francês Romain Grosjean será piloto da equipe Haas na temporada 2016 da Fórmula 1. Pelo menos, é o que assegura o site da revista Autosport nesta sexta-feira.

De acordo com a publicação, a equipe norte-americana irá anunciar Grosjean em entrevista coletiva na terça-feira. O evento acontecerá na sede da equipe, em Kannapolis, e contará com Gene Haas (proprietário do time) e Guenther Steiner (chefe de equipe).

O site diz que Grosjean aceitou encerrar seu compromisso com a Lotus no fim de 2015 diante das expectativas de estar no pelotão intermediário do grid já em 2016. “Apesar de a Haas ser uma equipe estreante, sua reputação no automobilismo dos EUA e – mais importante – sua conexão na F1 com a Ferrari se provaram pontos fundamentais a Grosjean”, conta o site.

Grosjean estreou na Fórmula 1 pela então Renault em 2009, retornando à categoria pela mesma equipe (então chamada Lotus) em 2012. Ao longo de cinco temporadas, o francês não venceu, mas conquistou dez pódios. Seu nome é bastante cotado para uma vaga na Haas, ao lado do mexicano Esteban Gutierrez e do francês Jean-Eric Vergne.

Embora o anúncio seja esperado para terça-feira, a Lotus já lamenta a saída do piloto. “Ele é esperto, é rápido, é comprometido e tem uma boa cabeça. Agora, precisamos começar a trabalhar com outro piloto”, disse Federico Gastaldi, chefe-adjunto de equipe da Lotus, ao site F1i.

“Será triste vê-lo partir, porque ele tem sido parte da família. Ele se desenvolveu na direção correta”, declarou também. A equipe já anunciou Pastor Maldonado para a próxima temporada, e ainda busca um segundo piloto.

Fórmula 1