Topo

Fórmula 1

Felipe Massa cresce em 2015 e faz duelo mais igual do grid com Bottas

AP Photo/Jens Meyer
Imagem: AP Photo/Jens Meyer

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

14/10/2015 06h00

Depois de perder o duelo interno na temporada passada, em 2015 Felipe Massa vem travando a briga  mais igualada do grid da Fórmula 1 com seu companheiro Valtteri Bottas. Após 15 das 19 etapas disputadas, o finlandês, considerado um dos grandes talentos da nova geração e fortemente cotado para uma vaga na Ferrari no futuro, tem apenas dois pontos a mais que o brasileiro.

Em classificações, o duelo está 8 a 7 a favor de Bottas, mas a diferença média entre os dois aos sábados é pequena, de 216 milésimos. Aos domingos, o cenário se inverte: contabilizando 13 as corridas que ambos terminaram, é Massa quem leva pequena vantagem, superando o finlandês em sete oportunidades. Em duas delas, na Áustria e na Itália, subiu ao pódio, enquanto Bottas só estourou o champanhe uma vez, no Canadá.

A igualdade não para por aí. Tanto Bottas quanto Massa ficaram de fora dos pontos em quatro oportunidades, e todas por motivos que escaparam de seu controle: em Mônaco e na Hungria a Williams não rendeu bem; o finlandês sentiu uma lesão na coluna e não participou do GP da Austrália e foi tocado no último GP, na Rússia. Massa também levou um toque no Japão e teve um problema de câmbio em Cingapura.

Apesar da rivalidade, o brasileiro elogiou o clima interno da equipe. “Estamos trabalhando bem juntos, as coisas estão evoluindo. A relação interna é muito importante para o sucesso, então se há um piloto que está trabalhando de um jeito ruim com a equipe, isso pode ter um má influência.”

O desempenho do brasileiro neste ano chegou a ser comparado pelo chefe de performance da Williams, Rob Smeldey, à campanha do vice-campeonato em 2008. “Algo que tenho observado é que ele está bem mais confortável com o que o cerca agora [em relação à época de Ferrari, quando Smedley era seu engenheiro de pista] e também, tecnicamente, é realmente impressionante a forma como ele está administrando estes pneus, compreendendo o que tem de fazer com eles”, destacou.

2014 não foi assim

O desempenho de Massa em relação a Bottas cresceu bastante nesta que é a segunda temporada do brasileiro na Williams. Em 2014, os dois fecharam o campeonato com uma diferença de 52 pontos (186 de Bottas contra 134 de Massa). Em classificações, o finlandês superou o brasileiro em 13 oportunidades nos 19 GPs disputados.

Disputando apenas sua terceira temporada na Fórmula 1 e valorizado por ser um piloto rápido e consistente, cometendo poucos erros, Bottas foi bastante cotado neste ano para ocupar a vaga de Kimi Raikkonen na Ferrari, mas o campeão de 2007 acabou sendo confirmado. Acredita-se que uma alta multa rescisória na Williams tenha freado o negócio, mas que a porta para uma transferência em 2017, quando o contrato atual acaba, esteja aberta.

Fórmula 1