Topo

Fórmula 1

Bottas admite: meta para as 4 últimas provas da temporada é superar Massa

Clive Mason-22.ago.2013/Getty Images
Imagem: Clive Mason-22.ago.2013/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

22/10/2015 14h54

Longe da disputa pelo título - que pode ser conquistado por Lewis Hamilton já neste final de semana - e pouco ameaçados no mundial de construtores - a Ferrari está mais de 100 pontos na frente e a Red Bull, mais de 70 atrás - os pilotos da Williams não escondem que estão concentrados no duelo interno. Nos Estados Unidos, onde se prepara para disputar a 16ª etapa do campeonato, Valtteri Bottas admitiu que tem como meta superar Felipe Massa ao longo da temporada.

“É importante, para qualquer piloto, superar seu companheiro. Claro que estamos aqui para ganhar campeonatos e o mais importante é ter o máximo de pontos para a equipe. Porém, pelo lado pessoal, claro que eu quero me manter na frente e essa vai ser minha meta para estas últimas corridas do ano.”

Após 15 das 19 etapas disputadas, a dupla da Williams protagoniza a briga interna mais parelha do grid. O finlandês, quinto na tabela, tem apenas dois pontos a mais que o brasileiro. Em classificações, o duelo está 8 a 7 a favor de Bottas, mas a diferença média entre os dois aos sábados é pequena, de 216 milésimos. Aos domingos, o cenário se inverte: contabilizando 13 as corridas que ambos terminaram, é Massa quem leva pequena vantagem, superando o finlandês em sete oportunidades. Em duas delas, na Áustria e na Itália, subiu ao pódio, enquanto Bottas só estourou o champanhe uma vez, no Canadá.

A igualdade não para por aí. Tanto Bottas quanto Massa ficaram de fora dos pontos em quatro oportunidades, e todas por motivos que escaparam de seu controle: em Mônaco e na Hungria a Williams não rendeu bem; o finlandês sentiu uma lesão na coluna e não participou do GP da Austrália e foi tocado no último GP, na Rússia. Massa também levou um toque no Japão e teve um problema de câmbio em Cingapura.

As atividades para o GP dos Estados Unidos começam na sexta-feira com os treinos livres às 13h e às 17h do horário de Brasília. No sábado, o terceiro treino livre começa às 13h e a classificação, às 16h. A corrida será às 17h do domingo. 

Fórmula 1