Topo

Fórmula 1

Furacão traz incerteza para a F-1. E Massa já sabe como quer definir o grid

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Austin (EUA)

23/10/2015 19h11

Com a aproximação do furacão Patricia e a previsão de chuvas fortes nas próximas horas em Austin, aumentam as especulações sobre o que aconteceria se não for possível fazer uma classificação ou até mesmo disputar o GP dos Estados Unidos no domingo.

Felipe Massa admitiu que ninguém sabe o que vai acontecer, depois da segunda sessão de treino livre ter sido cancelada devido à chuva nesta sexta-feira.

“Se amanhã as previsões se confirmarem e a chuva for pior ainda, nada vai acontecer e teremos de fazer a classificação e a corrida no domingo. Isso, se também tiver condição. É esperar para ver.”

Questionado sobre qual seria o critério caso não seja possível disputar a classificação, mesmo no domingo, Massa brincou. “A última corrida. Eu assino. Pode ser a classificação do mundial, mas eu prefiro da corrida. Para falar a verdade, não sei o que diz o regulamento.”

Perguntado sobre a possibilidade de um sorteio, Massa seguiu brincando, dizendo que “seria engraçado, mas só se eu conseguisse uma posição boa”.

Apesar do cancelamento da segunda sessão de treinos livres, Massa salientou os bons sinais do rendimento da Williams no treino disputado de manhã, também sob chuva. A equipe busca soluções para melhorar o rendimento do carro com pista molhada e tem se animado com os resultados dos treinos livres dos últimos três GPs, todos afetados pela chuva.

“A gente fez dois acertos completamente diferentes para ter uma ideia das maneiras de trabalhar na chuva. O comportamento foi bom, mas a gente não estava andando para virar tempo. Foi interessante o caminho que entendemos da configuração, que não foi muito diferente do que tínhamos observado nos últimos treinos. Agora precisa ver o que acontece em uma sessão em que todos estão tirando o máximo.”

A programação oficial prevê a realização de uma terceira sessão de treinos livres às 13h do sábado e classificação às 16h, pelo horário de Brasília. A largada está marcada para as 17h do domingo.

Fórmula 1