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Pilotos dizem por que GP dos EUA é a melhor pista pra ultrapassagens na F-1

Ricciardo ultrapassa Alonso no GP dos EUA de 2014 - Paul Gilham/Getty Images
Ricciardo ultrapassa Alonso no GP dos EUA de 2014 Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Austin (EUA)

24/10/2015 06h00

“Austin é a melhor pista para ultrapassagens da temporada”. É o que defende um piloto que já deu muito show no circuito norte-americano, Daniel Ricciardo, terceiro colocado na etapa do ano passado. A pista, um dos projetos do arquiteto Hermann Tilke, conhecido por fazer traçados pouco interessantes, agrada bastante aos pilotos. E costuma ser palco de muita ação.

“Você tem um hairpin indo para a reta oposta e, depois, outra curva lenta”, explicou Felipe Nasr ao UOL Esporte. “São coisas que ajudam a seguir outro carro porque você não está vindo de uma curva muito rápida e, sim, em freada, o que dá a chance de pegar o vácuo.”

Para Felipe Massa, as longas retas do segundo setor são importantes para o circuito ser bom para ultrapassagens, assim como o desenho da primeira curva.

“As ultrapassagens aqui são sempre nas retas, principalmente na reta oposta, que é muito longa, e às vezes na reta do box. Acho que o tamanho da reta ajuda e talvez esse seja o motivo. Na chuva, sem dúvida, aumenta ainda mais as oportunidades de ultrapassagem e cria ainda mais oportunidades de adotar linhas diferentes e conseguir uma manobra.”

Ano passado, a briga pela vitória foi definida com uma ultrapassagem, algo relativamente raro hoje em dia na Fórmula 1. Lewis Hamilton pegou o vácuo de Nico Rosberg e freou mais tarde para superar o companheiro e vencer. Em 2015, o inglês tem a chance de ser campeão no circuito, caso consiga fazer mais de nove pontos que Sebastian Vettel e dois a mais que Rosberg.

O terceiro treino livre para o GP dos Estados Unidos começa às 13h e a classificação, às 16h. A corrida será às 17h do domingo. Terá acompanhamento do Placar UOL Esporte.

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