Topo

Fórmula 1

Rivais se rendem ao talento de Hamilton: 'Faz coisas que nem todos fazem'

DIEGO AZUBEL / EFE
Imagem: DIEGO AZUBEL / EFE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Austin (EUA)

25/10/2015 06h00

Lewis Hamilton tem o melhor carro da Fórmula 1 há dois anos. Disso ninguém duvida. Mas o trabalho do inglês da Mercedes tem rendido elogios até dos rivais. Precisando fazer nove pontos a mais que Sebastian Vettel e dois a mais que Nico Rosberg, Lewis pode ser o décimo a entrar em um seleto grupo de pilotos com três ou mais títulos hoje, no GP dos Estados Unidos.

“Ele é um dos melhores do esporte e acho que vai ganhar mais títulos”, aposta Fernando Alonso. “Ele teve alguns altos e baixos, mas o lado bom em relação a Lewis é que quando ele não tinha o melhor carro, ainda assim venceu algumas corridas, talvez não o campeonato, mas ganhou algumas corridas e lutou pelo título”, salientou o bicampeão. “Não é algo que todo mundo faz.”

Único piloto em atividade com pelo menos três títulos, Sebastian Vettel reconhece a qualidade do inglês.

“Não é nenhum segredo que ele é um dos pilotos mais rápidos da F-1, o que faz com que ele seja duro de ser batido. Sua maior qualidade, tirando a velocidade, é que ele pareceu ser bastante popular com as garotas na Rússia”, brincou. “Nos últimos dois anos, ele esteve muito forte, além de ter tido um pacote muito bom.”

Felipe Massa, que lutou com Hamilton pelo campeonato de 2008, acredita que o inglês é tão veloz quanto era naquela época, mas hoje erra menos por conta da experiência.

“Quando você tem velocidade, independe da experiência. Colocar pneu novo e virar volta rápida é algo se aprende no kart. É claro que, hoje, ele é mais experiente e talvez cometa menos erros - nem tanto em relação a 2008, mas sim comparando com 2007. Por outro lado, naquela época eram duas equipes brigando, enquanto agora é só ele e o companheiro. Mas é normal ser mais consistente com o passar dos anos.”

Já Felipe Nasr acredita que Hamilton fez a diferença neste ano aos sábados. Depois de ser batido por Rosberg em classificações ano passado e de ter vencido o campeonato apenas na última prova, nesta temporada o inglês controlou a disputa desde o início.

“Vi um Hamilton muito mais forte, especialmente em classificação. E, para qualquer piloto, isso facilita muito: se você largar em primeiro, tem um controle muito grande da prova, ainda mais com o equipamento que eles têm. Ele soube aproveitar as oportunidades dele e agora tem uma vantagem boa para ganhar esse campeonato.”

O GP dos Estados Unidos tem largada às 17h pelo horário de Brasília e será transmitido pelo Placar UOL Esporte.

Fórmula 1