Topo

Fórmula 1

Tricampeão, Hamilton se emociona: 'Não consigo colocar em palavras'

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Austin (EUA)

25/10/2015 19h12

Não foi uma corrida tranquila, como ele está acostumado nesta temporada, mas Lewis Hamilton aproveitou a primeira chance de ser campeão da temporada, no GP dos Estados Unidos. Em uma corrida movimentada, o inglês contou com um erro do companheiro Nico Rosberg e venceu a corrida em Austin, conquistando o título com três provas de antecipação.

Bastante emocionado no rádio, o inglês agradeceu à equipe. "Sou muito agradecido por tudo o que vocês fazem. Dedico esse título à minha família", disse o décimo piloto da história a conquistar pelo menos três títulos. "É incrível. Não consigo colocar em palavras como me sinto e como eu não conseguiria ter feito nada sem minha equipe."

Vice-líder do mundial, Vettel lamentou que a briga tenha acabado. "Não é legal cruzar a linha de chegada sabendo que você não tem mais chances no campeonato, mas estamos chegando mais perto e espero que ano que vem nós poderemos lutar com esses caras. Queria parabenizar o Lewis pelo grande trabalho", disse o tetracampeão.

Largando em segundo, Hamilton tomou a ponta na primeira curva, chegando a tocar-se com Rosberg, que saiu da pista. As Mercedes não tinham um grande rendimento com os pneus intermediários e o asfalto úmido, e Hamilton foi ultrapassado por Ricciardo, que também superara Rosberg, na volta 15.

O cenário da prova se alterou quando a pista secou e as Mercedes voltaram à ponta, com Rosberg à frente. Porém, o alemão errou com menos de 10 voltas para o final e deu a chance de Hamilton retomar a liderança. "As últimas 10 ou 15 voltas foram as mais difíceis. Foi uma prova dura. Eu estava com dificuldade. Foi uma prova de altos e baixos, mesmo quando eu estava na liderança, não estava me sentindo confortável com o carro, perdia aderência toda hora. Lembro de pensar, quando estava atrás do Safety Car, que o campeonato estava a 10 voltas de distância. Eu chegaria lá? Eu sabia que teria outras corridas para fechar o título, mas queria que fosse agora, eu me sentia tão perto que poderia sentir. Honestamente, eu não posso acreditar com como o campeonato foi incrível para mim. Sou incrivelmente agradecido. Não sei o que vou fazer... eu definitivamente preciso beber um pouco", brincou.

Como o rival mais próximo de Hamilton, Sebastian Vettel, foi o terceiro, o inglês conquistou 10 pontos a mais que o alemão e não pode mais ser alcançado pelos rivais no campeonato. É o terceiro título do piloto inglês, campeão em 2008 e no ano passado.

A Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, no GP do México.

Fórmula 1