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Com carros 'lentos', pilotos não temem sofrer com a altitude no México

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, na Cidade do México (MEX)

29/10/2015 17h39

A altitude de 2.250m da Cidade do México vai mudar a forma dos engenheiros prepararem seus carros em termos de motores e aerodinâmica, mas não deve ser muito sentida pelos pilotos. Pelo menos é que eles acreditam antes de entrarem em seus carros para o primeiro GP do México disputado desde 1992.

O circuito está localizado, de longe, na cidade de maior altitude de todo o campeonato. As que chegam mais perto são São Paulo, com 760m de altitude, e Spielberg, na Áustria, com 660m.

Fernando Alonso está entre os que acreditam que não haverá problemas, pois o ritmo adotado pelos carros hoje, por conta das limitações técnicas e do alto desgaste dos pneus, é bem mais lento do que há 10 anos e, com isso, os pilotos não são testados fisicamente de maneira intensa.

“Definitivamente, as condições são bem diferentes, então precisamos cuidar da preparação física. Mas com estes carros que pilotamos agora, não deve ser um problema. Se fosse há 10 anos, 8s mais rápido, aí sim seria difícil”, avalia o espanhol.

Lewis Hamilton, por sua vez, acredita que está preparado para o que vier. “Eu treino na altitude durante o inverno, então eu já antecipava isso. Acho que depende da demanda física da pista. No simulador, não me pareceu muito ruim, mas temos de andar na pista para ver.”

Felipe Nasr revelou que foi alertado pelo fisioterapeuta da diferença por conta da altitude. O austríaco tem experiência com corridas na Cidade do México, pois era preparador físico de Ayrton Senna.

“O Joseph Leberer esteve aqui há muitos anos e ele mesmo dizia que os pilotos sentiam um pouco, mas nada que não dê para acostumar durante o final de semana. Então não sei se fisicamente será tão extremo quanto dos motores, que vão perder bastante potência. Mas todo mundo vai sofrer igual”, lembrou o brasileiro.

Já Sebastian Vettel está mais interessado na reação dos carros. "Olhando os níveis de downforce que teremos de usar segundo a simulação da equipe, deve ser muito interessante", prevê.

As atividades para o GP na Cidade do México começam na sexta-feira, com treinos livres às 14h e às 18h pelo horário de Brasília. No sábado, a classificação será às 17h, mesmo horário da corrida, no domingo.

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