Topo

Fórmula 1

Verstappen mania pode trazer circuito histórico de volta ao calendário

Mike Powell/Getty Images
Imagem: Mike Powell/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/11/2015 10h22

A estreia de Max Verstappen nesta temporada reacendeu o interesse dos holandeses pela Fórmula 1 - e pode, em um futuro próximo, trazer de volta ao calendário uma corrida no país depois de mais de 30 anos.

O último GP da Holanda foi disputado em 1985, no circuito de Zandvoort, e as autoridades locais admitem que já articulam uma possível volta ao calendário.

“É um circuito histórico, seria muito legal que conseguíssemos colocá-lo de volta ao calendário. Sei que vai custar alguns milhões de euros para trazer a corrida de volta, mas devemos certamente explorar as possibilidades”, afirmou o governante da região do autódromo, Jerry Kramer.

Para voltar ao calendário, o circuito teria de passar por extensas modificações, uma vez que atualmente está longe de seguir os padrões de segurança da Fórmula 1. Por conta disso, o diretor do circuito, Erik Weijers, reconheceu que o retorno pode demorar. “Há muito dinheiro envolvido, mas este é o primeiro passo. Se isso se tornar um plano concreto, ainda assim vai demorar um pouco, talvez em 2019 ou 2020.”

Os holandeses, contudo, não têm por que se preocupar com o tempo. Afinal, Verstappen, piloto mais jovem a estrear na Fórmula 1 na história, ainda tem 18 anos. Logo em sua primeira temporada, porém, o holandês já conquistou um número considerável de fãs, presentes especialmente no GP da Bélgica neste ano.

Fórmula 1