Topo

Fórmula 1

Verstappen pode ser comparado com Schumacher e Senna, dizem especialistas

Peter Fox/Getty Images/AFP
Imagem: Peter Fox/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 10h36

Após roubar a cena mais uma vez durante o GP do Brasil, Max Verstappen ganhou uma chuva de elogios - e chegou a ser comparado com duas lendas da Fórmula 1, Ayrton Senna e Michael Schumacher.

“Eu o comparo com Schumacher e Senna”, disse Eddie Jordan, ex-chefe de equipe e atualmente comentarista, que chegou a trabalhar brevemente com o alemão no início de sua carreira. “Sinto que, mesmo estando iniciando sua carreira, que ele é tão bom quando.”

As qualidades do holandês de apenas 18 anos também foram destacadas pelo ex-piloto David Coulthard, que se mostrou impressionado pelas manobras que o piloto executa mesmo sem ter muita experiência. Este é apenas o segundo ano de Verstappen com carros de fórmula.

“Ele está apenas usando a confiança que tem dentro de si, não é experiência que ele está usando”, avaliou Coulthard. “E são esse tipo de performance que o colocou na lista de Red Bull e Ferrari.”

Com a agressividade que vem sendo sua marca na temporada de estreia, Verstappen fez a melhor ultrapassagem da prova, usando a vantagem de fazer a primeira perna do S do Senna por fora para ter a prioridade na seguinte.

O holandês revelou que se inspirou em uma manobra semelhante de Kimi Raikkonen sobre Schumacher em 2012.

“Vi há alguns anos entre Raikkonen e Schumacher. Achei que me pareceu legal - e daí tive a oportunidade de fazer o mesmo.” Desta vez, a vítima foi o mexicano Sergio Perez.

Fórmula 1