Topo

Fórmula 1

'Temporada de estreia superou minhas expectativas', avalia Felipe Nasr

Brandon Malone/Reuters
Imagem: Brandon Malone/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

06/12/2015 06h00

Seis provas no top 10 em uma equipe que não marcou sequer um ponto em 2014, sendo um quinto e um sexto lugares. Felipe Nasr é o primeiro a reconhecer que sua temporada de estreia superou até suas próprias expectativas. E já sabe onde é preciso melhorar para avançar ainda mais no próximo ano.

“Esse ano eu tive bons momentos, aproveitei boas oportunidades de marcar pontos, como na Austrália e na Rússia - que foi uma corrida excelente”, avaliou o piloto em entrevista ao UOL Esporte.

“A situação que a Sauber estava no ano passado era muito ruim. Como primeiro ano, acho que fiz muito além do que era minha própria expectativa.”
Nasr fechou a temporada com 27 pontos, na 13ª colocação, pontuando três vezes mais que seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson.

O ano, contudo, não foi totalmente positivo para o brasileiro, que sofreu em diversas etapas com o superaquecimento dos freios. Como ele e Ericsson preferem usar materiais diferentes - Nasr está mais acostumado à marca Brembo, e o sueco, à Carbon Industries - foi o brasileiro que sofreu mais.

“A partir do momento em que entramos em provas nas quais os freios eram mais exigidos, eu passei a ter mais problemas - até mesmo mais que o Marcus. Na metade da temporada foi quando eu mais enfrentei problemas. Sempre usei um material diferente de freio, que necessitam de uma refrigeração maior. Mas o problema é que já andamos com a maior refrigeração possível.”

Nas últimas provas, Nasr trocou a marca de freio, mas ainda assim teve problemas, demonstrando que será necessária uma mudança no projeto do carro para aumentar a refrigeração, o que será feito para o ano que vem. “Também é verdade que, no México, eu estava usando o mesmo material do Marcus e tive um superaquecimento. Muito disso limitou meus resultados, tive muita dificuldade com isso. É uma das coisas que vamos mudar ano que vem.”

A temporada de estreia de Nasr foi bem avaliada por Felipe Massa. “Acho que foi uma boa temporada dele. Lógico que houve corridas mais difíceis, mas ele fez um ano bom para o carro que ele tem e merece uma nota positiva. Daqui para frente, tem que melhorar, ele precisa de um carro competitivo porque, sem isso, é difícil conseguir alguma coisa. Precisa ver como a Sauber vai estar no ano que vem, para que ele possa seguir evoluindo e se estabilizando na F-1”, opinou o piloto da Williams.

Nasr está confirmado para 2016 na Sauber, e segue ao lado de Ericsson.

Fórmula 1