Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 chegou perto de bater recorde histórico de velocidade em 2015

Mark Thompson/Getty Image
Imagem: Mark Thompson/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

08/12/2015 10h52

O piloto mais rápido da temporada de 2015 não foi Lewis Hamilton, campeão com sobras do campeonato. Pastor Maldonado foi quem registrou a maior velocidade durante o ano, chegando perto do recorde histórico da Fórmula 1.

O venezuelano chegou a 366.4km/h durante o GP do México. No treino classificatório, Felipe Massa já havia atingido a maior velocidade do campeonato, com 364,3km/h.

Na história da Fórmula 1, em sessões oficiais, o máximo atingido foi em Monza, em 2005: 370,1km/h, por outro sul-americano, Juan Pablo Montoya.

A maioria das melhores marcas da categoria, tanto de velocidade, quanto de tempo de volta, são daquele ano e do anterior, quando ainda eram utilizados os motores V10 e os carros tinham menos restrições aerodinâmicas.

Porém, o GP do México representou um desafio diferente para a Fórmula 1 neste ano, voltando ao campeonato após 23 temporadas. Devido à altitude de mais de 2000m e à consequente diminuição da resistência do ar, os carros atingiram as maiores velocidades dos últimos anos, o que explica as marcas de Massa e Maldonado.

Fórmula 1