Topo

Fórmula 1

Piloto da F-1 pode vir às Olimpíadas do Rio-2016. Só depende da namorada

Bottas e Pikkanainen estão juntos desde 2010 - Srdjan Suki-9.mai.2013/Efe
Bottas e Pikkanainen estão juntos desde 2010 Imagem: Srdjan Suki-9.mai.2013/Efe

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

19/12/2015 06h00

Pelo menos um piloto do grid atual da Fórmula 1 está planejando vir ao Brasil durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Mas não é para disputar qualquer modalidade e, sim, para torcer pela namorada. Valtteri Bottas está animado para viajar à capital carioca pela primeira vez - mas antes, Emilia Pikkarainen precisa baixar sua marca para se garantir nos Jogos.

Em sua terra natal, na Finlândia, Emilia é uma das nadadoras de maior expressão, tendo os recordes nacionais de 50m, 100m e 200m nado borboleta e nos 200m do medley individual.

Ainda assim, Bottas revelou que a participação da noiva - com a qual mora em Mônaco e deve se casar antes do início da próxima temporada da Fórmula 1 - ainda não foi confirmada pela federação local.

“Ir para o Rio é o plano. A competição seria em agosto [tradicional mês de férias da F-1], então tomara que ela consiga a vaga - ainda não está confirmado, mas acho que vai acontecer. Seria bem legal ir para lá. Só estive em São Paulo no Brasil, então seria uma boa oportunidade de conhecer o Rio”, disse o finlandês ao UOL Esporte.

Emilia atualmente tem 69s54 nos 100m borboleta e precisa chegar a 58s74 para se classificar. O plano da nadadora é obter a marca logo no início do ano que vem para focar no campeonato europeu de natação sem se preocupar com a vaga olímpica.

Especialista no nado borboleta em piscina curta, categoria em que chegou a ter o quinto melhor tempo do ano até uma inflamação no dente a tirar de competições importantes em novembro, Pikkarainen vai em busca de sua terceira participação em Olimpíadas. A nadadora estreou aos 15 anos, em Pequim, nos 100m borboleta e, quatro anos depois, em Londres, competiu nos 100 e 200m borboleta e no nado medley individual, não conseguindo chegar às finais em nenhuma das provas.

Fórmula 1