Topo

Fórmula 1

Renault volta como equipe à F-1 com orçamento para lutar entre os grandes

Do UOL, em São Paulo

23/12/2015 15h04

A Renault voltará como equipe da Fórmula 1 com um orçamento capaz de lutar com as grandes Mercedes e Ferrari. É o que promete o diretor administrativo, Cyril Abiteboul, dias depois da montadora francesa ter anunciado a compra definitiva da equipe Lotus e seu retorno como construtora a partir da próxima temporada.

“Acho que existe um plano de negócio muito bom, muito robusto, pelo menos inicialmente, para fazer o trabalho que temos de fazer”, salientou Abiteboul. “Temos um prazo [de três anos] que foi comunicado por Carlos Ghosn [presidente da Renault], e precisamos ser pragmáticos.”

Abiteboul lembra que a Renault teve sucesso na última vez em que deu nome a uma equipe na Fórmula 1, com o bicampeonato conquistado em 2005 e 2006. “Já tivemos sucesso no passado e, do ponto de vista do marketing e a conexão entre a Fórmula 1 e o resto de nosso negócio, nunca estivemos mais fortes. Então o que não pode esperar é a capacidade da Renault tornar o que pudermos fazer na pista em algo tangível em termos de marketing para a marca. Isso é muito importante para nos dar estabilidade para que possamos ter a capacidade - e isso inclui o financeiro - para nos tornar grandes.”

Para o ano que vem, contudo, Abiteboul é cauteloso e reconhece que fechar o negócio em dezembro não ajuda no planejamento para a temporada. Com isso, evita fazer previsões, “mas há muito mais que precisamos ter ano que vem do que apenas pontos no campeonato”, afirma.

Apesar das grandes dificuldades financeiras em seu último ano de existência, a Lotus chegou ao pódio com Romain Grosjean no GP da Bélgica. O time fechou o ano com o sexto lugar entre as equipes.

Fórmula 1