Topo

Fórmula 1

Bottas diz que correr pela Ferrari não é sonho: 'piloto quer carro rápido'

Darko Vojinovic/AP Photo
Imagem: Darko Vojinovic/AP Photo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

07/01/2016 06h00

Um dos nomes cotados para substituir Kimi Raikkonen quando o campeão de 2007 e piloto mais velho do atual grid da Fórmula 1 se aposentar, Valtteri Bottas deixou claro que só terá interesse em ir para a Scuderia se sentir que terá um carro competitivo. Para o piloto da Williams, apesar do respeito pela marca italiana, apenas a tradição não o faria mudar de time.

“É claro que se trata de uma marca icônica dentro da Fórmula 1 - e fora também: todos conhecem a Ferrari. É algo grande. Então é claro que é uma equipe muito interessante”, reconheceu o finlandês em entrevista ao UOL Esporte.

“Mas eu também lembro de assistir aos carros da Williams quando era criança e eles estavam vencendo corridas e títulos. Então fico muito feliz em fazer parte desta equipe, um time tão histórico.”

Bottas deixou claro que, ao contrário de pilotos como Sebastian Vettel, que sempre deixaram claro o desejo de correr pela Ferrari devido à ligação do time com o ídolo Michael Schumacher, ele não tem apego especial por nenhuma equipe.

“Como piloto, hoje eu também respeito a Mercedes, porque eles estão vencendo então, para mim, você sempre quer estar nas equipes que têm os carros mais rápidos. Eu não tenho um sentimento especial em relação à Ferrari, nem mesmo com a Williams ou a Mercedes, por exemplo. Elas são todas boas equipes e o que você procura como piloto é ter o carro mais rápido.”

Bottas chegou a negociar com a Ferrari em 2015, antes da equipe decidir pela renovação de Raikkonen para a temporada 2016. Porém, aos 36 anos, o finlandês se aproxima da aposentadoria, abrindo uma cobiçada vaga na Ferrari. Já o contrato de Bottas com a Williams foi renovado por apenas um ano e também se encerra ao final de 2016. Outro nome que estaria na mira de Maranello é o do holandês Max Verstappen.

Fórmula 1