Topo

Fórmula 1

Force India anuncia contratação de piloto sem permissão para ir às pistas

Divulgação/Force India
Imagem: Divulgação/Force India

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 10h41

A Force India anunciou a contratação do russo Nikita Mazepin como piloto de desenvolvimento na temporada de 2016. Porém, aos 16 anos, ele não poderá participar de nenhuma atividade de pista, pois o regulamento prevê que as superlicenças só são concedidas para pilotos a partir dos 18 anos.

Com isso, o trabalho de Mazepin ficará restrito aos simuladores e reuniões com os engenheiros.

O piloto traz um misto de investimento e qualidade à equipe. O próprio dono do time, Vijay Mallya, admitiu que está “contente em trabalhar com um piloto que vem de um mercado que está crescendo tanto na Fórmula 1 nos últimos anos”. Ao mesmo tempo, o russo tem no currículo o vice-campeonato mundial de kart em 2014, e um pódio em sua primeira temporada em carros de fórmula, na Renault 2.0. Em 2016, Mazepin vai correr na F-3 Europeia.

“É uma sensação incrível estar na Force India. É o maior passo da minha carreira e queria agradecer Vijay e todos na equipe por me darem esta oportunidade. Ainda sou muito jovem e tenho muito a aprender, então a experiência da Force India será muito importante para meu desenvolvimento. Minha meta é correr na F-1 no futuro, então isso me deixa mais perto de meu objetivo", destacou o russo.

A Force India ainda não anunciou quem será seu piloto reserva para 2016. Ano passado, o piloto da Mercedes, Pascal Wehrlein, cumpriu o papel de reserva nas duas equipes, uma vez que a Force India é cliente dos alemães.

Fórmula 1