F-1 2016 tem recorde de filhos de ex-pilotos no grid; veja quem são
A temporada de 2016 da Fórmula 1 terá o maior número de filhos de ex-pilotos na história: Nico Rosberg, Max Verstappen, Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, cujos pais, curiosamente, nunca correram todos juntos, dividirão o grid, que conta ainda com Carlos Sainz Jr., filho de uma das maiores lendas do rali, Carlos Sainz. O espanhol, contudo, nunca correu na F1.
Pais de Nico e Jolyon, Keke e Jonathan foram contemporâneos. Keke, campeão de 1982, esteve na categoria entre 1978 e 1986, enquanto o britânico teve uma carreira mais discreta, correndo entre 1983 e 1989 pela Tyrrell. Palmer nunca chegou ao pódio, apesar de ter marcado 14 pontos na carreira em uma época em que apenas os seis primeiros pontuavam.
No entanto, o britânico garante que o filho, que fará sua estreia em 2016, “é bem melhor”: “Ele é muito menos intenso, mais relaxado e ultrapassa melhor. As coisas são mais naturais para ele do que eram para mim. Eu era obviamente muito bom, mas acho que cheguei lá mais pela tenacidade e por ser esperto com acertos mas, na habilidade pura, Jolyon está bem acima de mim”, disse o pai orgulhoso.
Já Jos Verstappen e Jan Magnussen se encontraram nas pistas nos anos 1990. Ambos eram considerados rápidos e foram promessas que acabaram não vingando. O holandês teve três passagens, de 94 a 98, de 2000 a 2001 e em 2003, conquistando dois pódios como melhores resultados. Já o dinamarquês só fez um ponto em suas 24 largadas, entre 95 e 98.
Rosberg e Verstappen já correram juntos ano passado, e agora ganham a companhia de Palmer e Magnussen, confirmados como a dupla de pilotos da Renault para 2016.
Até hoje, o maior número de filhos de pais famosos correndo ao mesmo tempo no grid acontecera entre 2008 e 2009, quando Rosberg, Kazuki Nakajima e Nelsinho Piquet estavam no grid.
Mas ser filho de ex-piloto não é sinônimo de sucesso na Fórmula 1. São 14 as duplas de pais e filhos que disputaram GPs na história. Porém, apenas os Rosberg, Graham e Damon Hill, e Gilles e Jacques Villeneuve conseguiram vencer provas.
Em termos de títulos, só Hill conseguiu emular o pai, bicampeão nos anos 1960, com o título conquistado em 1996. E Villeneuve, por sua vez, ganhou em 1997 o campeonato que o pai, um dos grandes ídolos da história da Ferrari, nunca conseguiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.