De Spice Girls a gôndola em Veneza: a ostentação dos lançamentos da F-1
De Spice Girls a passeio de gôndola em Veneza, a Fórmula 1 já viu de tudo um pouco nos lançamentos dos carros. Mas as grandes celebrações ficaram no passado: especialmente depois do cerco à propaganda de tabaco ter se fechado em grande parte do mundo e de muitas montadoras terem deixado de investir caminhões de dinheiro na categoria, a gastança com este tipo de festa foi substituída por modestas apresentações.
A moda hoje em dia é reunir a imprensa diante da garagem utilizada nos testes e fazer pose com os membros principais do time e o novo carro, coberto por um pano simples e depois revelado pelos pilotos. Nada que dure mais de 10 minutos. No máximo, algumas equipes, como farão Ferrari e McLaren neste ano, lançam seus modelos em suas fábricas, diante de poucos convidados, e com transmissão online.
O último lançamento diferenciado ocorreu em 2011, quando a McLaren levou mecânicos a uma das praças mais famosas de Berlim, na Alemanha, e ‘montou’ seu carro ao vivo. No ano anterior, chegou a ser cogitado um lançamento conjunto, mas os times não chegaram a um acordo em relação à logística.
Faz tempo, portanto, que os lançamentos não são os verdadeiros espetáculos montados entre o fim da década de 1990 e o início dos 2000. Relembre as apresentações que deram o que falar:
McLaren usa Spice Girls em 1997: Geri, Mel C, Mel B, Victoria e Emma estavam em seu auge quando foram convidadas para se apresentar no lançamento da McLaren no Alexandra Palace, em Londres, em evento que também contou com Jamiroquai. Tanta pompa tinha um motivo: foi quando o time mudou de patrocinador e passou a adotar o prateado.
Até Sauber investia nos lançamentos: não eram só as equipes grandes que faziam de tudo para chamar a atenção da mídia. A mediana Sauber contou com o grupo pop britânico Sugababes para o lançamento do carro de 2004. Elas apareceram no palco, montado no aeroporto de Salzburgo, na Áustria, vestidas de mecânicas da equipe. No ano anterior, a apresentação fora numa pista de patinação no gelo, em Zurique, na Suíça.
F-1 na gôndola: quando era chefe da Benetton, Flavio Briatore ficou famoso por comandar lançamentos luxuosos. Em 1996, o cenário foi a cidade siciliana de Taormina, famoso destino turístico. Mas nada supera a apresentação de 2001, quando o carro foi apresentado em plena praça de São Marco, em Veneza. E chegou pelo canal, é claro.
De bem com a natureza: quando apostou na pintura que representava o Planeta Terra, querendo passar uma mensagem de equipe ‘verde’, em 2007, a Honda apresentou seu carro no Museu de História Natural de Londres. A temporada, contudo, foi um fiasco.
Festa espanhola: Quando contratou Fernando Alonso, então grande piloto do momento, com dois títulos nos dois anos anteriores, a McLaren fez talvez o último grande lançamento da F-1. Em 2007, reuniu 200.000 pessoas, que viram o espanhol e Lewis Hamilton andarem com o novo carro pelas ruas de Valência e lançarem o modelo na famosa Cidade das Artes e das Ciências.
Novos donos, novos ares: dois exemplos de equipes que tiveram lançamentos luxuosos em locais com pouca tradição na F-1 ocorreram em 2005, quando a Jordan fora vendida para empresários russos e foi apresentada, sob neve, em Moscou, na Praça Vermelha, e em 2008, quando Vijay Mallya comprou a Force India e levou a festa para Mumbai, com direito à presença de vários astros de Bollywood.
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