Hamilton se revolta com proteção para cockpit: 'Pior mudança da história'
O tricampeão Lewis Hamilton atacou fortemente o modelo de proteção para o cockpit proposto pela própria equipe Mercedes e testado em pista pela primeira vez na última quinta-feira por Kimi Raikkonen, da Ferrari. O chamado halo, espécie de arco colocado diante da cabeça do piloto para aumentar a segurança, deve ser implementado em 2017.
“Por favor, não!”, escreveu o piloto em suas redes sociais. “É a pior modificação já feita na história da Fórmula 1. Aprecio a busca pela segurança, mas isso é F-1, e a maneira como é hoje está ótimo.”
Nico Hulkenberg concordou com o inglês. "É horrível. Você tem de aceitar alguns riscos, não dá para esterelizar o esporte. Precisa haver um elemento de perigo, isso não torna o esporte sexy ou atraente. Para mim, não me parece esteticamente certo."
O chefe da Red Bull, Christian Horner, também criticou o sistema. "Testamos em nosso simulador e estamos preocupados com alguns problemas de visibilidade. A segurança e proteção da cabeça são coisas cruciais, mas não sou fã deste sistema. Acho que a F-1 pode mais do que isso, acho que podemos desenvolver algo mais elegante."
Opiniões positivas
Kimi Raikkonen, que testou o equipamento, se mostrou surpreso por não ter sentido tanta diferença em relação à visibilidade. "Obviamente, a visão é um pouco diferente, há uma limitação maior na parte frontal, mas não acho que esta é a versão final, então surpreendentemente, a diferença é pequena", afirmou.
O conceito do halo ganhou o apoio de Nico Rosberg, que publicou em suas redes sociais que trata-se de algo que “vai dar uma proteção muito maior e, ainda que o visual seja estranho, vamos nos acostumar com o tempo”.
Para o alemão, “é algo importante, e senti que era bom colocar isso no meu Facebook para saber quais são as opiniões. A minha é de que realmente é um passo adiante em termos de segurança devido à maioria das fatalidades que tivemos nos últimos anos [terem ocorrido por lesões na cabeça]. Isso teria salvado essas pessoas, então é um passo grande, definitivamente necessário. Ok, visualmente não é tão bom quanto hoje, mas de alguns ângulos, como de frente, me pareceu bem legal. Com um pouco de evolução, pode parecer legal eventualmente, então tem meu apoio.”
A estrutura, contudo, é a preferida da Federação Internacional de Automobilismo, ainda que sua adoção ainda não esteja confirmada. A intenção é impedir que objetos grandes, como rodas, colidam com a cabeça dos pilotos em caso de acidente. O conceito está sendo considerado melhor do que o cockpit completamente fechado também por questões de segurança, pois a remoção de pilotos em caso de acidente seria mais fácil.
A peça foi testada novamente nesta sexta-feira, por Sebastian Vettel, também da Ferrari.
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