Topo

Fórmula 1

Feliz com desempenho da Williams, Massa se diz pronto para começar o ano

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/03/2016 15h31

A Williams completou sua pré-temporada satisfeita com o trabalho desenvolvido nos oito dias de teste, mas sem saber onde estará em relação aos rivais no GP de abertura da temporada, na Austrália. Contente com o desempenho do carro, Felipe Massa evitou fazer previsões.

“Vamos saber mais sobre onde estamos na Austrália. Estou muito contente e totalmente pronto para começar a temporada. Não apenas eu, mas todos. Os mecânicos, engenheiros, toda a equipe. Fizemos um bom trabalho para preparar o carro da melhor maneira, então espero começar bem na primeira corrida.”

O time chegou a liderar uma das sessões, com Valtteri Bottas, na última quarta-feira. Porém, suas melhores voltas com os compostos mais rápidos ficaram devendo em relação à Ferrari: com os ultramacios, Bottas foi meio segundo mais lento que Raikkonen e, com os supermacios, Massa perdeu em oito décimos para Vettel.

O melhor resultado do time inglês foi com os macios, usados pelo brasileiro na última quinta-feira: com os melhores tempos de Ferrari e Mercedes separados por milésimos, a Williams ficou a menos de dois décimos com o composto.

Em termos de quilometragem, a Williams foi a terceira melhor equipe. A líder absoluta no quesito foi a Mercedes, que completou 6.023km. A Toro Rosso veio em segundo, com 4.848km e o time inglês foi o terceiro, com 3.984km. Um dos pontos positivos dos testes, inclusive, foi a falta de problemas graves de confiabilidade.

“Conseguimos dar várias voltas novamente. Estou muito feliz com essa semana, com a quantidade de voltas que fizemos e com o trabalho que conduzimos para entender o carro”, afirmou Felipe Massa, que fechou o último dia de testes em terceiro.

A equipe já avisou que prepara atualizações para o GP do Bahrein, segunda etapa do campeonato. “Teremos um novo bico. Ainda temos que passar pelos testes de impacto, mas a equipe está confiante de que eles serão completados a tempo”, declarou a chefe da equipe.

Apesar dos dirigentes não quererem fazer previsões, o diretor técnico Pat Symonds se mostrou contente com o trabalho desempenhado até aqui. “Tínhamos alguns objetivos e aqueles que eram numéricos e podemos contabilizar foram atingidos. Se isso será suficiente, vamos descobrir nas primeiras quatro corridas.

Massa e Bottas agora voltam ao carro apenas para os treinos livres para o GP de abertura da temporada, na Austrália, dia 18 de março.

Fórmula 1