Topo

Fórmula 1

Ferrari se anima com ritmo mostrado nos testes e Rosberg admite preocupação

Siu Wu/AP
Imagem: Siu Wu/AP

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 05h28

O alemão Nico Rosberg foi o primeiro a cantar a bola: "Sabemos que [a disputa com a Ferrari] está apertada, mas não temos certeza se estamos na frente ou atrás", disse o piloto da Mercedes logo após o fim dos testes de pré-temporada da Fórmula 1.

Apesar da expectativa de que o time alemão, campeão das duas últimas temporadas com folga, siga na frente, o rendimento da equipe italiano já chama a atenção dos rivais. “A Ferrari foi muito rápida. Todas as equipes têm seus estrategistas, então sabemos mais ou menos o combustível que eles estavam usando e sabemos o nosso, então entendemos mais ou menos onde estamos”, explicou Rosberg.

A Ferrari terminou os testes com as melhores marcas, porém, a Mercedes optou por não medir forças e não utilizou os dois compostos de pneus mais rápidos - supermacios e ultramacios. Assim, a bordo do carro italiano, Kimi Raikkonen fechou os testes com 1min22s765, pouco menos de quatro décimos abaixo da melhor marca da Mercedes, estabelecida justamente por Rosberg.

Porém, na comparação entre as melhores voltas de Mercedes e Ferrari com os pneus macios, Raikkonen obteve uma marca 13 milésimos melhor do que Rosberg. Apesar de o composto ser apenas um dos fatores que contam para comparação - além de níveis de combustível, mapeamentos de motor e as próprias condições de pista, uma vez que estes dois tempos foram obtidos em dias diferentes - isso já é suficiente para animar o time de Maranello.

“O melhor tempo foi o de Kimi como os ultramacios, mas a volta que mais me impressionou foi com os macios”, avaliou o chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, ao Motorsport.com. “Sabemos que quando ele usou os compostos mais macios, ele reclamou de muito vento na pista e provavelmente não conseguiu usar todo o potencial dos pneus”, explicou.

A dúvida sobre o real potencial da Ferrari frente à Mercedes, que venceu 32 das últimas 38 provas disputadas nos últimos dois anos, só poderá ser tirada no início da temporada, dia 20 de março, na Austrália.

Fórmula 1