Topo

Fórmula 1

Mercedes promete mais liberdade na disputa interna entre Hamilton e Rosberg

Mark Thompson/Getty Image
Imagem: Mark Thompson/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

14/03/2016 08h31

Com a ameaça da Ferrari cada vez mais perto, a Mercedes decidiu mudar sua abordagem e liberar a disputa interna entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, pelo menos no início da temporada de 2016. É o que garante o chefe da equipe, Toto Wolff.

“Decidimos mudar algumas regras internas, em relação à gestão de corrida e a estratégia de nossos pilotos”, explicou. “Em relação a 2015, haverá menos regras de conduta entre os dois. Naquele momento precisávamos estabelecer regras muito rígidas, que às vezes funcionaram bem, e outras não. Desde quando eles começaram a correr juntos nesta tempo, o que não se pode dizer é que as coisas não funcionaram bem e que não obtivemos os resultados”, salientou. “Mas agora decidimos deixar as coisas mais nas mãos deles, permitindo que eles corram mais livremente e com menos regras.”

Apesar do bicampeonato nos últimos dois anos, em várias ocasiões os pilotos da Mercedes entraram em confronto devido a estratégias. Em 2014, o time chegou a permitir que Hamilton e Rosberg escolhessem caminhos diferentes, mas isso deixou de acontecer após o inglês desobedecer ordens para deixar o alemão passar no GP da Hungria daquele ano. A partir de então, os dois passaram a usar táticas idênticas, ainda que ambos tenham reclamado do fato que isso diminuía as chances de um contra o outro.

“As coisas serão às vezes um pouco mais difíceis em termos de gestão, mas é uma decisão absolutamente necessária”, disse Wolff. “Não acho que haverá problemas entre eles. Decidimos diminuir a rigidez porque temos confinaça neles. E entre Lewis e Nico existe um respeito recíproco.

O primeiro teste do novo estilo de gestão da equipe será na estreia do campeonato de 2016, na Austrália, neste final de semana. Os carros voltam à pista na quinta-feira, às 22h30, pelo horário de Brasília. O segundo treino livre será na madrugada da sexta-feira, a partir das 2h30. O terceiro treino livre será à meia-noite de sábado e a classificação, às 3h. A largada está marcada para as 2h do domingo.

Fórmula 1