Topo

Fórmula 1

Alonso 'tem mais talento no dedinho da mão' do que rivais, diz Webber

Andrej Isakovic/AFP
Imagem: Andrej Isakovic/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 07h12

Fernando Alonso chamou a atenção ano passado, enquanto sofria com a falta de competitividade da McLaren-Honda, com comentários que diminuíam seus rivais, como quando se disse ‘envergonhado’ por ter sido ultrapassado facilmente por Marcus Ericsson, da Sauber, durante o GP do Japão. Para Mark Webber, que lutou pelo título de 2010 com o espanhol, o bicampeão está certo em reclamar. Afinal, na avaliação do australiano, Alonso ‘tem mais talento em seu dedinho da mão’ do que alguns dos pilotos que enfrentou em 2015.

“Ele só quer estar na frente, maximizando seu potencial. Ano passado, quando ele estava lutando com alguns caras, Fernando tinha mais talento no dedinho da mão do que eles. E quando você está no meio deles, GP após GP, é algo que te desgasta. O que ele quer é estar naquele lugar no meio do pódio. Ele adoraria pegar um pára-quedas e cair na Mercedes? Claro que sim.”

Porém, Webber acredita que, pior que lutar com pilotos do fundo do pelotão, é não terminar as corridas, como ocorreu com Alonso em oito das 18 provas que disputou ano passado.

“Não há nada pior do que problemas de confiabilidade. É horrível para um piloto se esforçar e sequer ver a bandeira quadriculada. Então, eles têm de melhorar a confiabilidade, isso será importante para manter os dois pilotos no futuro. Se eles estiverem operando mal do ponto de vista da confiabilidade, isso é um saco no ponto da carreira em que eles estão. É horrível.”

A temporada de 2016 da Fórmula 1 começa neste final da semana, na Austrália. Os carros voltam à pista na quinta-feira, às 22h30, pelo horário de Brasília. O segundo treino livre será na madrugada da sexta-feira, a partir das 2h30. O terceiro treino livre será à meia-noite de sábado e a classificação, às 3h. A largada está marcada para as 2h do domingo.

Fórmula 1