Rosberg lidera treino livre marcado por estouros de pneu de Massa na China
Em um final de semana no qual sabe que estará em desvantagem pela perda de cinco posições no grid devido à troca do câmbio, Lewis Hamilton amargou a primeira derrota para o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, no final de semana do GP da China. O alemão, que vem embalado com cinco vitórias seguidas, foi o melhor na primeira sessão de treinos livres.
A sessão, contudo, ficou bastante tempo parada depois de Felipe Massa ter dois pneus furados, e Kevin Magnussen, da Renault, também ter problemas. A pista teve de ser inspecionada para a retirada de todos os detritos deixados pelos carros, evitando novos problemas.
O treino marcou ainda o retorno de Fernando Alonso às pistas depois do acidente sofrido no GP da Austrália, dia 20 de março. O espanhol seria reavaliado pelos médicos após a sessão para ter sua participação no GP da China confirmada.
Duas rodadas marcaram a primeira meia hora de treino: Lewis Hamilton escapou da pista com sua Mercedes, assim como Felipe Massa. Porém, no caso da Williams do brasileiro, um furo no pneu traseiro esquerdo fez com que o piloto perdesse completamente o controle do carro, que acabou ficando com o assoalho avariado.
Mesmo usando os pneus médios, as Mercedes ficaram com os dois melhores tempos na primeira parte do treino, com Hamilton 210 milésimos à frente de Rosberg. Vettel colocou a Ferrari em terceiro, a pouco menos de meio segundo do líder, mas com pneus macios. Jenson Button, com os supermacios, levou a McLaren ao quarto posto. Nasr fez o penúltimo tempo entre os 18 que marcaram volta nos primeiros 50 minutos. Com o problema do pneu, Massa sequer chegou a completar uma volta lançada.
O brasileiro demorou quase uma hora para voltar para a pista - mas não durou muito: o brasileiro teve um novo pneu furado exatamente na mesma roda. Enquanto isso, a Pirelli informava que não havia detectado nenhum problema estrutural no pneu que havia estourado anteriormente, indicando que o problema era do carro.
Porém, poucos instantes depois, a Renault de Kevin Magnussen também surgiu com o traseiro esquerdo furado, chegando a interromper o treino, com meia hora para o final.
A pista reabriu apenas com seis minutos para o final, e as Mercedes voltaram à pista com pneus macios, melhorando ainda mais seus tempos. Porém, foi a vez de Rosberg ser mais rápido que Hamilton, batendo o companheiro em 146 milésimos. Vettel se manteve em terceiro, mas a mais de seis décimos da Mercedes - ainda que, desta vez, usando o mesmo composto macio.
Mas o treino não foi totalmente tranquilo para Rosberg, que acusou um problema de motor no final da sessão.
Após o segundo estouro de pneu, Felipe Massa acabou não retornando à pista - a exemplo de seu companheiro, Valtteri Bottas, que pouco andou na sessão. Felipe Nasr chegou a abrir uma volta, mas foi chamado aos boxes devido a um problema no carro e acabou com o pior tempo do treino.
A segunda sessão de treinos livres será realizada a partir das 3h. A classificação será às 4h do sábado e a corrida, às 3h do domingo.
Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres da China
1. Nico Rosberg ALEMercedes-Mercedes 1m 38.037s
2. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 38.183s
3. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 38.665s
4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer 1m 39.061s
5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 39.155s
6. Daniil Kvyat RUS Red Bull-TAG Heuer 1m 39.625s
7. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 39.676s
8. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 39.974s
9. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 40.169s
10. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Ferrari 1m 40.232s
11. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 40.347s
12. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 40.538s
13. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 40.828s
14. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 41.358s
15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 41.393s
16. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes 1m 41.614s
17. Jolyon Palmer IND Renault-Renault 1m 41.816s
18. Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes 1m 42.908s
19. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 42.980s
20. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault Sem tempo
21. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari Sem tempo
22. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes Sem tempo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.