Verstappen aproveita acidente entre Mercedes e é o mais novo a vencer na F1
Em sua primeira corrida na Red Bull, Max Verstappen justificou a troca com Daniil Kvyat e se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1. Aos 18 anos, o holandês se aproveitou do acidente entre os dois pilotos da Mercedes logo na primeira volta e conquistou o GP da Espanha, após uma batalha de várias voltas com Kimi Raikkonen.
Verstappen, com exatos 18 anos e 227 dias, superou a marca de Sebastian Vettel, que venceu o GP da Itália de 2008, aos 21 anos e 73 dias.
"A sensação é incrível, não consigo acreditar. Foi uma grande corrida. Tenho de agradecer a equipe por ter um ótimo carro", afirmou o primeiro holandês a conquistar uma vitória na categoria.
O vencedor e Raikkonen fizeram apenas duas trocas, ao contrário de Vettel, terceiro, e de Daniel Ricciardo, que chegou a liderar boa parte da prova e foi o quarto colocado mesmo tendo tido um pneu furado na última volta. Felipe Massa, que havia largado em 18º, terminou na 8ª posição. Felipe Nasr foi o 15º.
Segundo colocado, Kimi Raikkonen exaltou o jovem vencedor da prova. “Todos sabemos que ele é um bom piloto e está em uma boa equipe. O fato dele ser o mais jovem é só algo que aconteceu de ser assim. Eu corri com o pai dele, então isso torna as coisas mais assustadoras”, disse o finlandês, referindo-se a Jos Verstappen.
A ascensão de Verstappen é meteórica. Até 2013, ele competia no kart. Seu acesso à Fórmula 1 ocorreu após apenas uma temporada correndo em carros de fórmula, em 2015. Então aos 17 anos, Max foi o mais jovem piloto da história a disputar uma corrida na categoria e até causou uma mudança nas regras: atualmente, os pilotos têm de ter no mínimo 18 anos para competir na F-1.
O holandês já era a assunto antes da corrida começar. O piloto, que faz sua segunda temporada na Fórmula 1, representava a Toro Rosso até a corrida anterior, mas ganhou a vaga de Daniil Kvyat depois que o russo cometeu dois erros seguidos no GP da Rússia e irritou os chefes da Red Bull.
Kvyat, que ficou com a vaga do holandês no time júnior da empresa austríaca, foi o décimo colocado, tendo sido superado por todo o final de semana pelo companheiro Carlos Sainz, sexto.
A corrida
Hamilton largou na frente, mas foi ultrapassado por Rosberg na primeira curva. O inglês tentou dar o troco, mas foi fechado pelo companheiro de Mercedes e perdeu o controle do carro, batendo no alemão. O clima ficou pesado entre os pilotos da equipe alemã, que se recusaram a conversar após a prova, de acordo com o chefe Toto Wolff.
Largando em 18º, Felipe Massa fez uma boa primeira parte da corrida, antecipando sua primeira parada, conseguindo entrar na zona de pontos. O brasileiro foi o oitavo colocado, enquanto seu companheiro, Valtteri Bottas, que largou em sétimo, terminou em quinto.
Já Felipe Nasr disputou o tempo todo com seu companheiro Marcus Ericsson, deixando inclusive o sueco irritado por sua agressividade, e as Renault e terminou na 14ª colocação.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, no GP de Mônaco. A diferença entre Rosberg e Hamilton segue de 43 pontos, com o alemão à frente.
Confira a classificação final
1. Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 66 voltas - 1h41m40s
2. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 0s616
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 5s581
4. Daniel Ricciado (AUS/Red Bull) - 43s950
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 45s271
6. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - 1m01s395
7. Sergio Perez (MEX/Force India) - 1m19s538
8. Felipe Massa (BRA/Williams) - 1m20s707
9. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1 volta
10. Daniil Kvyat (RUS/Toro Ross) - 1 volta
11. Esteban Gutiérrez (MEX/Haas) - 1 volta
12. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - 1 volta
13. Joylon Palmer (GBR/Renault) - 1 volta
14. Kevin Magnussen (DIN/Renault) - 1 volta
15. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - 1 volta
16. Pascal Wehrlein (ALE/Manor) - 1 volta
17. Rio Haryanto (INA/Manor) - 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Romain Grosjean (FRA/Haas)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.