Tricampeão da F1 critica manobra e pede multa da Mercedes a Hamilton
O acidente na primeira volta do GP da Espanha, no último domingo, a princípio não vai gerar nenhum tipo de punição da Mercedes a Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Decisão considerada incorreta pelo tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart, que defende uma multa da Mercedes ao britânico, em sua visão o culpado pela batida.
Hamilton largou na pole, mas foi ultrapassado pelo companheiro, por fora, na primeira curva. O inglês tentou dar o troco após a curva três, mas o alemão fechou a porta. Hamilton parou na grama, perdendo o controle e batendo no companheiro após rodar.
"Foi tudo emoção. Primeira volta, desespero. Essa não é a maneira de ganhar, não de forma consistente. Hamilton é o culpado. Rosberg foi autorizado a se proteger. Você não vai por ela (vitória) na primeira volta”, disse Stewart, segundo o jornal inglês The Guardian.
"Eu acho que há uma necessidade de disciplina - talvez financeira. Eu certamente teria penalizado o piloto que cometeu esse erro na primeira volta. Teria de ser financeira", completou.
O acidente entre os pilotos da Mercedes abriu caminho para a primeira vitória de Max Verstappen na categoria. Na classificação, no entanto, a vantagem continua sendo de Rosberg, que venceu as quatro primeiras etapas e tem 100 pontos, 43 pontos a mais do que companheiro.
Para Stewart, o desespero de Hamilton não pode ser tolerado por uma equipe que é mais rápida do que as demais e brigaria pela vitória. “Dois carros da mesma equipe não podem ter um acidente na primeira volta. Um dos principais ativos para todos os grandes pilotos tem sido a gestão da mente. Eu acho que Lewis poderia ter vencido esta corrida, mas não tem que ser na primeira volta", completou.
“É inaceitável. Muitas pessoas cometem erros. O que você tem a fazer é evitar o erro, mas você tem que admitir isso e pensar sobre por que você fez uma coisa dessas na primeira volta, quando você é muito mais rápido do que todos os outros. Eu não acho que Lewis entendeu isso. Eu acho que Rosberg não fez nada de errado”, disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.