Topo

Fórmula 1

Trunfo de Max Verstappen para ganhar a 1ª aos 18 anos é a calma, diz pai

 Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

16/05/2016 13h02

Um dos sorrisos mais largos no paddock do GP da Espanha após a bandeirada era de Jos Verstappen, pai e mentor do vencedor Max. O ex-piloto, que acompanha bastante de perto a carreira do filho e está presente em todas as provas, destacou a forma madura como o piloto de apenas 18 anos lidou com uma verdadeira revolução em sua carreira nos últimos dias.

Semana passada, a Red Bull confirmou que daria a Verstappen a vaga que era de Daniil Kvyat em sua equipe principal. E, logo em sua primeira corrida com o novo time, o holandês venceu, tornando o mais jovem a obter o feito na história.

“Aconteceu muita coisa nas últimas duas semanas, mas o mais importante é que Max conseguiu lidar com tudo”, comemorou o ex-piloto. “Ele trabalhou muito duro, animado por ele mesmo por pilotar um carro bom. Ele é muito flexível, e mostrou isso novamente.”

“Ele é calmo, sabe o que quer, mas a vida dele é assim. Ele corre desde pequeno, então é muito normal para ele. Mas vencer uma corrida sempre será algo especial, ainda mais do jeito que ele venceu. Ele esteve sempre no controle, não cometeu erros, e mereceu.”

Com o resultado, Max já superou o pai, que nunca venceu nas 106 corridas que fez na categoria entre 1994 e 2003.

“Não pensei em momento algum que ele poderia mudar de equipe, não desta maneira, mas sabíamos que pelo menos assim ele teria mais chances de vencer. Mas ele soube preservar os pneus e manteve-se muito calmo o tempo todo.”

Fórmula 1