Estreia de pneu ultramacio pode fazer a Fórmula 1 bater recorde em Mônaco
Um pneu feito especialmente para Mônaco. E que deve permitir que os pilotos andem tão rápido quanto na época dos motores V10. É esta a expectativa para a estreia do composto ultramacio, de cor roxa, que a Pirelli promove neste final de semana no Principado.
“Ficaria surpreso se os tempos não baixarem bastante em relação ao ano passado porque os pneus devem nos dar mais aderência e também serão mais fáceis de aquecer”, avaliou Carlos Sainz, da Toro Rosso, ouvido pelo UOL Esporte.
“Acho que a Mercedes deve chegar a 1min13, ou seja, chegando perto dos tempos de 2004 e 2005. Estou animado para isso porque vamos poder forçar mais, poderemos chegar mais perto do limite nesta pista e fazia tempo que não era assim.”
Sainz se refere a um período considerado por muitos pilotos como aquele em que a Fórmula 1 teve os melhores carros, com grande aderência vinda da aerodinâmica e motores potentes. Não por acaso, a maioria dos recordes de pista é de 2004 e 2005. Em Mônaco, a pole mais rápida foi de Kimi Raikkonen em 2005, com 1min16s6.
Um dos motivos para o pneu fazer tanta diferença é do fato do composto mais macio ser mais fácil de aquecer, como explicou Felipe Massa.
“Sabemos que, para Mônaco, quando mais mole o composto, melhor. Então esperamos que o ultramacio seja muito melhor do que o macio e o supermacio, que eram difíceis de aquecer. Vamos ter que pegar o jeito desse pneu o mais rápido possível para entender a estratégia certa no domingo.”
A experiência de Massa com este tipo de composto era mínima antes dos treinos livres desta quinta-feira em Mônaco: o piloto só havia dado uma volta com o ultramacio. Já Felipe Nasr nunca tinha andado com a novidade. “Não sei se o pneu vai nos ajudar ou não. Depende de como o carro vai estar porque a gente nunca testou com esse pneu”, avaliou.
Mesmo com a velocidade extra, a Pirelli não espera que os pneus tenham grande desgaste devido à falta de abrasividade do asfalto em Mônaco. Assim, a expectativa é de que o composto dure cerca de 40 voltas na corrida, permitindo que os pilotos completem as 78 voltas com apenas uma parada.
O GP de Mônaco tem classificação às 9h pelo horário de Brasília. A largada está marcada para o mesmo horário, no domingo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.