Topo

Fórmula 1

Com fama de sediar GPs malucos, Canadá premia vencedores 'estreantes'

Hamilton foi um dos que comemorou sua primeira vitória no Canadá, em 2007 - Clive Mason/Getty Images
Hamilton foi um dos que comemorou sua primeira vitória no Canadá, em 2007 Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

09/06/2016 06h00

Lembra quando Lewis Hamilton não viu o semáforo vermelho e encheu a traseira de Kimi Raikkonen na saída do box em 2008? Ou quando Sebastian Vettel foi ultrapassado por Jenson Button na última volta? Os mais antigos certamente ainda não esqueceram quando Nigel Mansell estava acenando para o público, comemorando a vitória antes da hora, e viu seu carro parar, entregando o primeiro lugar para Nelson Piquet naquela que foi a última conquista do brasileiro na Fórmula 1. Seja qual for sua lembrança, uma coisa é fato: o GP do Canadá costuma ser o palco de grandes surpresas.

E algumas destas surpresas fizeram com que a Fórmula 1 tivesse novos vencedores. Apenas nos últimos 10 anos, foram três os pilotos que venceram uma corrida pela primeira vez justamente no circuito Gilles Villeneuve, mais do que em qualquer outra pista.

Mas a relação entre o GP do Canadá e estreantes no lugar mais alto do pódio começou em 1995, com Jean Alesi. Tido como prodígio desde a estreia ainda no final dos anos 1980, o francês estava em uma Ferrari em reconstrução, no início da era Jean Todt, mas ninguém esperava uma vitória em Montreal. A façanha só foi possível depois que vários pilotos de ponta tiveram problemas, naquela que foi a última vitória de um carro com motor V12 na F-1.

Outra primeira vitória famosa aconteceu em 2008. Um ano após forte acidente justamente na etapa do Canadá, Robert Kubica conquistou aquela que é, até hoje, a única conquista da BMW-Sauber. E, de quebra, foi uma dobradinha, com Nick Heidfeld em segundo. Isso só foi possível, porém, com a confusão instalada por Lewis Hamilton, primeiro colocado, que bateu na traseira de Kimi Raikkonen, que vinha o segundo e o ultrapassara nos boxes, na saída do pitlane.

Hamilton, contudo, é o piloto do atual grid com melhor histórico em Montreal, com quatro vitórias. A primeira delas foi justamente sua primeira também na F-1, em 2007, dominando do começo ao fim.

O último a entrar nesta lista foi Daniel Ricciardo. Largando em sexto, o australiano fez várias ultrapassagens no final da corrida - incluindo uma em cima de Nico Rosberg com duas voltas para o fim - para subir pela primeira vez no lugar mais alto do pódio, em 2014.

No atual grid, 13 dos 22 pilotos nunca venceram um GP. Dentre os mais bem colocados no mundial, Valtteri Bottas é quem aparece melhor entre os que nunca venceram uma corrida.

Os treinos livres para o GP do Canadá começam na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 a partir das 11h e das 15h pelo horário de Brasília. A terceira sessão começa também às 11h do sábado. A classificação será disputada a partir das 14h e a corrida tem largada às 15h do domingo.

Fórmula 1