Topo

Fórmula 1

Vettel comemora melhora da Ferrari. E já ter encostado no muro dos campeões

José Jordan/AFP Photo
Imagem: José Jordan/AFP Photo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

11/06/2016 15h51

As duas semanas entre os GPs de Mônaco e do Canadá fizeram uma diferença considerável para Sebastian Vettel. Após a classificação da prova em Monte Carlo, em que foi quarto colocado, quase a 1s da pole, o alemão reclamou via rádio, dizendo para a Ferrari que “o carro está ficando cada vez pior”. Neste sábado, em Montreal, o tetracampeão lamentou não ter conseguido se aproximar mais do primeiro posto, mas se mostrou satisfeito com o terceiro lugar, a 178 milésimos do melhor tempo de Lewis Hamilton.

“Estou feliz com como o final de semana tem sido, porque estou me sentido confortável com o carro e está tudo correndo tranquilamente. A parte boa da classificação foi que eu já raspei no muro dos campeões, tirei isso da lista, então não preciso repetir na corrida.”

Perguntado sobre o real ganho das atualizações no motor da Ferrari, que aumentaram a potência do turbo e diminuíram a necessidade da unidade de potência recuperar energia calorífica durante as retas, Vettel tentou despistar: “É segredo”, brincou. “Não é uma grande surpresa: esperávamos que o turbo melhorasse a performance do carro e foi o que aconteceu. Decidimos trazer para cá porque são muitas retas, então a melhora é óbvia. E esperamos que nos ajude não apenas hoje, como também na corrida.”

O alemão revelou que chegou a pensar que seria possível lutar pela pole position, uma vez que fora o mais rápido na última sessão de treinos livres antes da definição do grid.

“Quando começou a classificação, achava que seria possível fazer a pole. Fiquei muito contente com a minha volta, ainda que sempre tenha coisas que podemos melhorar. Achei que forcei demais na curva 10 e não o bastante na 6. Minha meta era entrar na casa dos 1min13 porque sabia que, se conseguisse, estaria na briga. Mas consegui apenas por 10 milésimos, então ficou faltando um pouco.”

O GP do Canadá terá largada às 15h do domingo pelo horário de Brasília.

Fórmula 1