Topo

Fórmula 1

Vettel reconhece erro na estratégia, mas defende Ferrari após 2º lugar

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

12/06/2016 17h23

Sebastian Vettel se viu na liderança do GP do Canadá após ultrapassar as duas Mercedes na largada, mas acabou em segundo lugar após fazer uma parada a mais que o vencedor Lewis Hamilton. Ainda assim, o alemão fez questão de destacar a evolução da Ferrari após as novidades trazidas no motor e no carro para este final de semana.

“Nós nos comprometemos bem cedo em fazer duas paradas. Acho que foi a coisa mais certa a fazer em termos de chegar à bandeirada da maneira mais rápida, mas acabamos perdendo a posição de pista e não conseguimos nos recuperar”, explicou o piloto.

A expectativa da Ferrari era que os pilotos que optassem por parar apenas uma vez sofressem com o desgaste de pneus no final, dando a oportunidade de que Vettel e Kimi Raikkonen, que também parou duas vezes e terminou apenas em sexto, recuperassem as posições. Porém, isso não aconteceu.

“Não esperávamos que o ultramacio e também o macio durasse tanto no carro do Lewis. Talvez tenhamos perdido a corrida nisso. Mas não seria justo culpar ninguém porque foi um bom final de semana para a Ferrari”, salientou Vettel.

“Talvez tenha sido o primeiro final de semana limpo da Ferrari na temporada, então curti muito a corrida, mesmo não tendo o resultado que eu queria - especialmente depois do que aconteceu na largada.”

O chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, admitiu que a estratégia do time não foi a melhor. “Agora ficou claro que não era o certo, mas no momento da primeira parada, com a degradação que estávamos observando, parecia que era correto.”

Mesmo sem vencer em Montreal, Vettel ganhou duas posições no campeonato como segundo lugar, superando o companheiro Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo e chegando a 78 pontos, a 38 do líder Nico Rosberg. 

Fórmula 1