Hamilton se vê sob pressão por estilo 'tô nem aí' e promete volta por cima
Lewis Hamilton chegou confiante ao GP da Europa, em Baku, após duas vitórias seguidas em Mônaco e no Canadá, diminuindo uma desvantagem de 43 para nove pontos no campeonato em relação ao companheiro Nico Rosberg. Porém, um erro no sábado e a dificuldade em entender uma configuração errada em seu carro no domingo não resultaram apenas em poucos pontos para o inglês no Azerbarijão, assim como a desconfiança de que o tricampeão não tem se esforçado tanto quanto deveria.
As críticas começaram após a série de erros na classificação, que culminaram com uma batida que o colocou no décimo lugar no grid. Nos dias anteriores, Hamilton havia admitido que fizera apenas oito voltas no simulador da Mercedes para conhecer a pista, novidade no calendário, e dispensou a tradicional caminhada que os pilotos fazem ao lado de seus engenheiros nos circuitos para entender detalhes que muitas vezes não são claros nos simuladores, como altura das zebras e variações no asfalto.
Para efeito de comparação, pilotos como Rosberg e Sebastian Vettel declararam terem feito perto de 100 voltas no simulador e até Kimi Raikkonen, que também não costuma fazer o chamado ‘track walk’ com os engenheiros, resolveu checar a pista de perto na quinta-feira em Baku, de bicicleta.
Rosberg, no entanto, preferiu não opinar sobre a postura do companheiro e salientou que trata-se de um dos pilotos mais vencedores dos últimos tempos.
“Cada um tem sua própria abordagem. A abordagem dele está funcionando - ele é um tricampeão mundial, então deve estar fazendo algo certo. Então quem tem o direito de criticar a abordagem dele? Não acho que isso cabe a mim. Tenho certeza que houve jogadores na história do US Open, por exemplo, que dominaram a competição mesmo tendo abordagens diferentes.
Entretanto, quando perguntado se chegaria a uma pista desconhecida tendo feito apenas oito voltas no simulador e não andaria a pé antes para conhecer os detalhes do circuito, Rosberg limitou a dizer que “não”.
O ex-piloto Jean Alesi foi mais incisivo. “Hamilton aprendeu uma lição de humildade”, disse no Canal Plus, da França. “Quando se tem um carro tão bom quanto o da Mercedes, é fácil cair em uma armadilha. Acho que Lewis vai para casa com alguma humildade, porque você tem de tratar uma pista tão difícil com mais seriedade.”
Manual de instruções
A dificuldade de Hamilton entender por que recebia alertas em seu volante que indicavam que o sistema de recuperação de energia estava funcionando aquém do necessário apenas aumentaram as críticas à abordagem do inglês.
Por ter de ultrapassar carros, largando mais atrás, Hamilton estava usando um modo mais agressivo do que o companheiro. Porém, quando começou a receber as mensagens, não sabia como proceder, uma vez que não havia feito alterações no volante previamente. Tal problema surgiu devido a uma pré-programação errada feita com base nos treinos de sexta-feira e atrapalhou Lewis por cerca de 15 voltas. Como a equipe não pode instruir o piloto durante a prova, as perguntas do tricampeão sobre como proceder não puderam ser respondidas.
Rosberg recebeu o mesmo sinal de alerta e resolveu em menos de uma volta. Porém, a equipe explicou que ele simplesmente desativou um comando que havia ativado algumas voltas antes.
Ainda que a situação tenha sido mais simples para Rosberg, o problema abriu a discussão se Hamilton deveria saber o que fazer em uma situação destas ou se tratava-se de algo técnico demais para o piloto controlar no meio da corrida.
“Era só mudar um controle, mas ele precisava descobrir isso e quando você está a 350km/h no carro e mexendo no volante ao mesmo tempo é algo complexo. Não acho que tem a ver com Lewis não ter feito sua lição de casa”, salientou o chefe do piloto Toto Wolff.
Hamilton, por sua vez, disse esperar que todo o problema não tenha sido culpa sua. “Se for, vou retificar isso”, garantiu.
Falando sobre o GP da Áustria, que será realizado neste final de semana, o inglês, que nunca venceu no circuito, disse que “aceitaria de bom grado a pole position, pois ela é muito importante nesta pista.”
Com o quinto lugar do Azerbaijão, Hamilton está a 24 pontos de Rosberg no campeonato após oito das 21 etapas disputadas.
As atividades para o GP da Áustria começam com os treinos livres a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília, na sexta-feira. O terceiro treino livre será disputado às 6h do sábado e a classificação começa às 9h. A largada para a nona etapa do campeonato também será às 9h, no domingo.
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