Topo

Fórmula 1

Perez na Ferrari? Futuro sobre vaga de Kimi toma conta das conversas na F-1

Kimi Raikkonen tem contrato até o final do ano com a Ferrari e tem substitutos especulados  - Charles Coates/Getty Images
Kimi Raikkonen tem contrato até o final do ano com a Ferrari e tem substitutos especulados Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Viena (AUT)

04/07/2016 06h00

“Acho que sempre que você vai bem em uma corrida de F-1 você é ligado à Ferrari. É a maior equipe da F-1, então se você está ligado à Ferrari, significa que você está indo bem.” É o que defende Sergio Perez, o piloto mais comentado atualmente no mercado de pilotos para a temporada de 2017 da categoria.

Perez, de fato, vem em um bom momento, tendo conquistado dois pódios com a média Force India em Mônaco e em Baku, o que automaticamente fez com que seu nome fosse citado como um dos mais fortes candidatos à vaga de Kimi Raikkonen, cujo contrato com a Ferrari se encerra no final deste ano.

Trata-se de uma volta por cima do piloto, que teve sua reputação danificada pelo ano ruim que teve na McLaren em 2013. “Como piloto, isso me deixa muito orgulhoso, especialmente pela maneira que minha carreira correu nos últimos anos”, disse Perez.

Porém, no último final de semana, em Spielberg, na Áustria, correu o boato de que a Force India teria exercido sua opção de renovação de contrato e o mexicano estaria garantido ao lado de Nico Hulkenberg, que tem um acordo em vigor, em 2016. Perez, contudo, preferiu deixar suas opões em aberto.

“Na Fórmula 1 não dá para descartar nada, já aprendi isso no passado. Você nunca sabe o que vai acontecer no futuro, então vamos ver como as coisas se desenvolvem. Estamos cada vez mais próximos de tomar uma decisão para o futuro, e veremos se terei ou não a oportunidade”, declarou.

“Para ser sincero temos quatro corridas nos próximos cinco finais de semana. É uma parte crucial da temporada para nós e quero focar nisso. Tenho meus empresários para se preocuparem com essas coisas. Já estive nessa posição antes, em 2012, e a última coisa que quero fazer é me distrair.”

Outro candidato forte à vaga de Raikkonen, Daniel Ricciardo, confirmou que permanecerá na Red Bull na próxima temporada. Neste cenário, a permanência de Raikkonen por mais um ano tem ganhado força, especialmente com a cláusula que Sebastian Vettel teria em seu contrato que lhe garantiria o direito de dar opinião na escolha de seu companheiro, algo garantido pela imprensa italiana.

Raikkonen, por sua vez, não quis dizer muito sobre sua situação em Spielberg. “Não sei o que vai acontecer ano que vem. Todo ano há muita conversa desde que cheguei na F-1, não é novidade. As pessoas podem discutir e dizer o que quiserem, mas no final eles sabem muito pouco do que está acontecendo. Se fosse eu tomando as decisões seria muito fácil dizer o que acontece. Claro que a equipe sabe meu lado da história”, garantiu o finlandês, que completa 37 anos em outubro.

Fórmula 1