Topo

Fórmula 1

Para Hamilton, rivalidade com Alonso era mais igual do que com Rosberg

Reuters
Imagem: Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

06/07/2016 06h00

Ter uma forte briga com o próprio companheiro de equipe não é novidade na carreira de Lewis Hamilton. Logo em sua primeira temporada na Fórmula 1, o inglês travou uma intensa batalha com Fernando Alonso na McLaren e os dois acabaram a temporada empatados, com vantagem para o lado do estreante nos critérios de desempate.

Nos últimos três anos, a briga de Hamilton pelo título tem sido com outro companheiro, Nico Rosberg. No primeiro ano, o campeonato foi decidido na última etapa, mas o inglês fez uma grande segunda metade de temporada e chegou a Abu Dhabi em posição relativamente confortável. Em 2015, dominou amplamente e conquistou o tricampeonato com antecipação.

Em 2016, enfrenta uma situação diferente, tendo tido uma série de resultados ruins e vendo-se na posição de caçador de Rosberg, que atualmente está 11 pontos à frente após nove etapas disputadas, muito em função de problemas técnicos tidos pelo companheiro. Por conta disso, Hamilton acredita que a rivalidade atual com Rosberg é diferente daquela travada com Alonso em 2007.

“É diferente. Quando eu estava disputando com o Fernando, nós dois tínhamos as mesmas oportunidades, no sentido de que nossos carros eram confiáveis, não tínhamos problemas, então estávamos brigando mais dentro da pista”, explicou o inglês.

“Agora, é igual e diferente ao mesmo tempo. Com Nico, ainda disputamos de maneira dura, mas é diferente. O cenário é distinto. Ele está na liderança com quatro motores [que ainda não foram usados] e eu estou tentando me recuperar com um. Então estamos em posições diferentes em relação a isso. Então eu diria que é um pouco mais intenso do meu lado porque cada ponto conta mais do que nunca.”

O inglês admitiu antes do GP da Áustria que sua expectativa é de que tenha de largar do fundo do pelotão em pelo menos duas etapas até o final do ano, pois vai estourar o limite de cinco unidades de potência a serem utilizadas na temporada.

O próximo ‘round’ desta briga será disputado no GP da Grã-Bretanha, neste final de semana. Hamilton vem de uma vitória marcante na Áustria, quando ele e Rosberg bateram na última volta. O alemão, que foi responsabilizado pelo acidente pelos comissários, chegou em quarto.

Fórmula 1