Topo

Fórmula 1

Ricciardo reconhece talento de Verstappen e brinca: 'Terei que esfaqueá-lo'

AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Imagem: AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

12/07/2016 06h00

As performances de Max Verstappen, que conquistou no último final de semana o terceiro pódio de em seis corridas a bordo de um carro competitivo, já estão incomodando o companheiro Daniel Ricciardo - e não estão passando despercebidos pela concorrência.

O holandês, que venceu na Espanha e foi segundo na Áustria, foi um dos grandes destaques do GP da Inglaterra, no qual conseguiu, inclusive, superar Ricciardo pela primeira vez também em classificações.

“Eu queria uma temporada perfeita em termos de classificação, então vou ter que esfaqueá-lo”, disse o australiano, rindo. “Desde o começo, Max era obviamente rápido. No geral, ele sempre foi veloz. Nas últimas corridas o ritmo dele também foi melhor do que o meu”, reconheceu o piloto.

Ricciardo revelou que a presença de Verstappen mudou, inclusive, o clima dentro da equipe. “Honestamente, quando eles fizeram a troca dos pilotos [Verstappen e Kvyat, que foi para a Toro Rosso], já houve muito barulho. E então ele chegou e venceu, então virou um caos. Depois teve Mônaco e o que aconteceu comigo e tal [Max bateu três vezes e Daniel só não venceu por uma falha tática da equipe]. Digamos que muitas coisas estão acontecendo na equipe desde que ele chegou, então o clima interno mudou.”

Ricciardo disse que se sente pressionado pela qualidade de Verstappen, mas que isso só aumenta a vontade de superá-lo. “Tenho certeza que isso está fazendo com que nós dois melhoremos. Mas ele acabou de chegar na puberdade: não sei se vai continuar melhorando ou se vai começar a se degradar. Veremos”, disse o australiano, sorrindo.

Continuar melhorando é o plano de Verstappen. “Estamos melhorando a cada corrida e eu também estou melhorando a cada corrida. Precisamos de um pouco mais de velocidade de reta e então poderemos lutar com eles. Acho que, na Hungria, podemos ter uma boa corrida. Vamos tentar outro pódio.”

As performances do holandês também já estão chamando a atenção de Toto Wolff. “O ritmo de corrida dele é espetacular. A maneira como ele posiciona o carro, dá para ver que ele tem um bom carro, mas ele consegue ir muito bem”, observou o chefe da Mercedes. 

Fórmula 1