Dória pode ter de decidir o futuro de Interlagos antes do que gostaria
Parte da campanha do prefeito eleito João Dória, a privatização de Interlagos não estava entre as prioridades da equipe do tucano para os próximos meses. O plano de reformas previsto para o autódromo pode, no entanto, mudar os planos do político. Nesta quarta, ele fará mais uma rodada de reuniões com Fernando Haddad, que promete cobrar do sucessor uma definição rápida para o local.
Como mostrou o UOL Esporte em outubro, o processo de privatização de Interlagos é complexo e Dória ainda não anunciou qual modelo vai adotar caso siga com a ideia adiante. No momento, a ideia do prefeito é buscar a opinião de especialistas para começar o processo já com a gestão em andamento. Inicialmente, o autódromo não seria discutido na transição.
O problema é que Interlagos está no meio de uma reforma. As duas primeiras etapas, a construção de um pavilhão multiuso no paddock e um novo prédio administrativo, foram concluídas pouco antes do GP do Brasil, realizado no último fim de semana. Em tese, a terceira fase começaria imediatamente com a cobertura do espaço ocupado pela Fórmula 1 e o alteamento dos boxes. O problema é que, se o espaço for privatizado em breve, talvez não valha a pena investir dinheiro público na obra.
“Nos começaríamos a fazer depois do GP, para dar tempo de terminar até a edição de 2017. É isso que vamos discutir com o João Dória na quarta. Dependendo do que ele entender [sobre Interlagos] não vale a pena concluir, ou, dependendo de como for, a gente conclui e depois ele toma uma decisão a respeito do destino desse equipamento”, disse Haddad.
A obra não é prioritária para a realização do GP no ano que vem, mas seria um diferencial em um momento crítico para São Paulo. A corrida da Fórmula 1 em Interlagos está ameaçada pela falta de recursos e o poder público tem se esforçado para mostrar à categoria que está empenhado em manter o evento na cidade. No último fim de semana, a pressão veio até do Governo Federal.
Marx Beltrão, ministro do Turismo, e Leonardo Picciani, do Esporte, estiveram em Interlagos no fim de semana e ressaltaram a importância da permanência da Fórmula 1 em São Paulo. Beltrão, em especial, falou que concluir a reforma é uma prioridade do Governo Temer e aprovou a liberação R$ 54 milhões do PAC Turismo para tanto – a obra como um todo, segundo Haddad, está orçada em R$ 160 milhões, com R$ 117 milhões provenientes de Brasília.
O cenário dá a Dória dois caminhos. Se atender as vontades de Haddad e Temer, deve adiar em pelo menos um ano a ideia de privatizar Interlagos, já que precisaria esperar a conclusão da obra. A outra opção é contrariar ambos e dar o pontapé inicial no processo de desestatização. Em ambos os casos, terá de adiantar seu planejamento para o local.
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