Topo

Fórmula 1

Verstappen tem "certeza" de que poderia bater Hamilton com mesmo carro

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Manama (Bahrein)

14/04/2017 12h34

Lewis Hamilton é atualmente a referência da Fórmula 1: o piloto em atividade com mais vitórias, poles e pódios, e que está em evidência depois de anos de grande forma da Mercedes. E é quem todos os demais querem superar.

Do outro lado, há a jovem estrela Max Verstappen, que está fazendo apenas sua terceira temporada na categoria, mas é apontado como um futuro campeão. E acredita que pode, sim, ser aquele que vai destronar o inglês.

Perguntado se acredita que conseguiria bater Hamilton em um carro igual, o piloto da Red Bull respondeu: “Provavelmente vou soar muito arrogante, mas tenho certeza!”

Verstappen novamente ficou em evidência no paddock depois da grande atuação no GP da China, quando largou em 16º por um problema técnico e passou nove pilotos apenas na primeira volta, chegando em terceiro no final.

“É apenas instinto, saber onde você tem de ir”, disse o holandês. “Você sente qual o melhor caminho. Meu pai sempre me disse que você tem de ser o mais rápido possível logo que sai do box. Há quem diga: vá entrando no ritmo. Mas meu pai dizia: você tem de dar o máximo desde o começo. Acho que isso ajuda a aquecer os pneus e os freios e poder dar um pouco mais na primeira volta.”

Outra qualidade de Verstappen é sua frenagem, sempre precisa, ainda que no último momento possível - algo que, inclusive, Hamilton também tem de sobra. “É algo natural, você sente e controla o freio. Treinei bastante em pista molhada para tentar não travar e coisas do tipo, mas acho que é um pouco natural, quando você sente é quando está começando a travar.”

Porém, aos 19 anos, o piloto da Red Bull acredita que há muito a aprender. “Você fica arrogante muito rápido e eu não quero isso. Claro que estou fazendo um bom trabalho, mas sempre é possível melhorar. Só quero fazer o melhor que posso.”

Fórmula 1