Fernando Alonso é o 7º mais rápido e disputará a pole em Indianápolis
Piloto da Fórmula 1, Fernando Alonso foi o 7º mais rápido no treino classificatório das 500 milhas de Indianápolis, neste sábado (20h), nos Estados Unidos, e disputará a pole position no domingo. O espanhol teve velocidade média de 230.034 mph (milhas por hora) nas quatro voltas que correu - foi mais rápido, por exemplo, do que os brasileiros Tony Kanaan e Hélio Castroneves e do que o colombiano Juan Pablo Montoya.
Alonso assegurou vaga no grupo dos nove mais rápidos - e, nesta fase, isso é o que importa. No domingo, a partir das 18h (se não houver atraso), estes nove pilotos disputarão a 1ª colocação no grid de largada. Os outros 25, no mesmo dia, a partir das 15h45, brigarão pelas posições restantes, entre a 10ª e a 33ª.
Depois de definidas as posições, os pilotos só voltarão oficialmente à pista no dia da corrida, agendada para o domingo que vem (28 de maio).
Os 9 que disputarão a pole position
- Ed Carpenter (230.468 mph)
- Takuma Sato (230.382)
- Scott Dixon (230.333)
- JR Hildebrand (230.205)
- Alexander Rossi (230.148)
- Will Power (230.072)
- Fernando Alonso (230.034)
- Tony Kanaan (230.007)
- Marco Andretti (229.924)
"Foi rápido e intenso", definiu Alonso, logo depois de correr. "Temos apenas uma chance, uma oportunidade. Não fiquei totalmente feliz. O carro não estava perfeito. Todo dia mudamos alguma coisa. Primeira vez que estou aqui [na Indy] por duas semanas. São só quatro curvas, mas parece que todo dia elas mudam. Estamos sempre improvisando as situações, porque tudo é novo. A equipe me incentiva muito. O potencial é grande, mas podemos fazer melhor", prosseguiu.
A etapa classificatória estava marcada para as 14h (de Brasília), mas a forte chuva que castiga a cidade de Indianápolis desde sexta-feira postergou o início do treino. A tempestade deu sossego antes do previsto, a pista secou e enfim os carros começaram a correr por volta das 17h.
Tony Kanaan, brasileiro, a exemplo de Alonso, assegurou vaga entre os nove que disputarão a pole. Seu compatriota, Hélio Castroneves (14º, 229.390 mph), o Helinho, ficou de fora do grupo dos melhores. O treino teve um acidente feio, com o francês Sébastien Bourdais, que foi levado de helicóptero a hospital da região.
Ser pole position em Indianápolis, uma corrida de 500 milhas - e, portanto, bastante longa -, não é lá tão importante esportivamente, mas tem vantagem financeira: o dono do primeiro lugar no grid fatura 100 mil dólares. O posto também assegura ao piloto 42 pontos no campeonato. Alonso não disputa o torneio e não tem essa preocupação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.