Ferrari descobre erro de cálculo no carro e admite estar "sem respostas"
A Ferrari foi para a etapa do último final de semana da Fórmula 1, na França, com a esperança de ter encontrado um erro fundamental no carro, que podia mudar a cara da temporada do time. Um problema no mapeamento aerodinâmico fazia o carro perder cerca de 0s3 por volta no circuito de testes mais usados pelas equipes (o de Barcelona) e a esperança era que, na França, novidades diminuíssem esse deficit. Não aconteceu e a Ferrari acabou saindo de Paul Ricard com mais perguntas do que respostas.
Tudo começou quando as novidades foram introduzidas no carro na França. As peças em questão - asa dianteira e traseiras modificadas, um novo assoalho e novos dutos de freio - estavam sendo testadas no simulador do time com sucesso. Mas quando chegou a hora de ver o resultado na pista, os números revelaram uma anomalia no mapeamento aerodinâmico do carro. Ou seja: um erro gerava dados diferentes no simulador da realidade na pista.
Para entender o quanto essa anomalia gerava em termos de tempo de volta, foi feita a simulação no circuito de Barcelona, o mais conhecido das equipes e palco do GP da Espanha. O resultado foi 0s3 a mais no tempo de volta. Como são justamente estes três décimos de diferença que a equipe está notando entre o resultado do simulador e da pista, a Ferrari acreditou ter encontrado uma saída para os problemas do carro. Mas o que se viu no último final de semana foi diferente.
Embora tenha sido uma evolução em relação ao péssimo desempenho do GP da Espanha, em que a Ferrari mais próxima da Mercedes ficou a 0s8 na classificação, o resultado na França deixou a Scuderia ainda mais confusa. A afirmação é do chefe da equipe, Mattia Binotto.
"Não acho que conseguimos todas as respostas para os nossos problemas. O fato do nosso novo assoalho não ter funcionado direito nos deixou sem muitas respostas. Então, ainda vamos trabalhar nele na próxima corrida na Áustria e acho que só vamos conseguir compreender a situação depois que conseguirmos fazer tudo funcionar como esperado."
Binotto se refere ao fato de a equipe ter desistido de usar todas as novidades que trouxe para Paul Ricard para a classificação e a corrida, por não ter certeza de que elas melhorariam o desempenho do carro.
Mesmo com todas essas dúvidas, a Ferrari apresentou uma melhora na França em relação à Espanha, que serve como boa base de comparação por ser uma pista com características semelhantes: Charles Leclerc se classificou em terceiro, a 0s6 da pole em um circuito bem mais longo - 4.6km contra 5.8km.
O monegasco manteve a terceira posição na corrida, e recebeu a bandeirada grudado em Valtteri Bottas, que teve problemas em seu motor nas últimas voltas da prova. Na outra Ferrari, Sebastian Vettel também não pode usar toda a potência do motor na classificação, largou apenas em sétimo, e chegou em quinto.
A próxima etapa da Fórmula 1 será já neste final de semana, na Áustria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.