Sette Camara embala no campeonato e se aproxima de superlicença para a F-1
Único representante do Brasil na Fórmula 2, principal categoria de acesso à Fórmula 1, Sergio Sette Camara vive um ótimo momento e, se o campeonato terminasse hoje, teria os pontos de que precisa para obter a superlicença necessária para figurar entre os 20 pilotos do grid da F-1 ano que vem.
Sette Camara marcou 74 de seus 107 pontos - ou seja, perto de 70% do total - no campeonato apenas nas últimas três etapas, disputadas em Mônaco, na França e na Áustria. O brasileiro, inclusive, chegou a sua segunda vitória na categoria - a primeira em quase dois anos - na corrida do Red Bull Ring.
Com o salto das últimas provas, Sette Camara agora é o terceiro colocado no campeonato, o que já lhe daria os 40 pontos necessários para a obtenção da superlicença. Mesmo se chegar em quarto ao final da temporada, o brasileiro já terá pontuação suficiente por ter somado 10 pontos ano passado, com o sexto lugar na tabela.
VEJA TAMBÉM:
- Ferrari encontra passageiros clandestinos escondidos em caminhão
- Amigo faz vaquinha para evitar que ex-piloto tenha perna amputada
Por conta disso, o mineiro, que é piloto de testes da McLaren, já observa com atenção a movimentação das peças do mercado de pilotos da Fórmula 1 para o ano que vem. Mesmo assim, seu foco está em manter o mesmo nível de performances na segunda metade da temporada da Fórmula 2.
"Tem sido um mistério. Precisamos entender por que às vezes o carro está rápido ou não. É uma diferença em relação ao ano passado, em que eu ia para qualquer pista e sempre estava entre os seis primeiros. Neste ano, nas classificações, na maioria das pistas o carro não esteve tão rápido, então precisamos trabalhar duro porque temos de resolver isso de qualquer forma", disse ao UOL Esporte o piloto, que trocou a Carlin do ano passado pela DAMS.
O lado positivo é que o carro da equipe DAMS tem rendido melhor nas corridas, permitindo que Sette Camara venha fazendo boas provas de recuperação, como na Áustria, quando se classificou em nono e chegou em quinto (após uma punição) na primeira corrida.
Como a Fórmula 2 usa a fórmula de grid invertido entre os 8 primeiros para a segunda corrida do final de semana, o brasileiro largou em terceiro e venceu no domingo.
"A corrida é quase outra modalidade. Você precisa ter mais cabeça, mais tática. E estamos tendo um bom carro na corrida, então consigo pilotar com mais confiança no carro."
Com os bons resultados das últimas provas, Sette Camara agora está a oito pontos do companheiro Nicholas Latifi, que começou bem o ano e agora caiu de produção. O líder da classificação é o holandês Nick de Vries. Neste final de semana, a temporada da F-2 entra na sua segunda metade: daqui até a final, em Abu Dhabi, em novembro, serão seis rodadas duplas, começando pelo GP da Inglaterra, em Silverstone.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.